GAM3 Parks assina contrato de concessão do Parque Harmonia
A prefeitura de Porto Alegre e o consórcio GAM3 Parks assinaram na quinta-feira, dia 11, o contrato de concessão do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia) e do Trecho 1 da Orla do Guaíba. A partir disso, a GAM3 Parks, formada pelas empresas Grupo Austral e 3M Eventos e Produções, terá o direito a administração do espaço por 35 anos. A proposta do grupo gaúcho para o espaço é combinar inovação com a história dos povos que formam o Rio Grande do Sul através de cultura, entretenimento, operações gastronômicas e de varejo, atrações temáticas e grandes eventos.
“Estamos muito felizes de fazer parte deste projeto. Será dos gaúchos para os gaúchos e dos gaúchos para o mundo. Somos um consórcio de empresas daqui, mas com visão de cultura global. Queremos projetar o nosso estado no cenário mundial de cultura, eventos e entretenimento, mas, claro, preservando a nossa tradição”, destaca Vinicius Garcia, sócio da GAM3 Parks.
A concessão vai garantir mais de R$ 281,1 milhões em investimentos na revitalização do Parque Harmonia, além da manutenção dos dois espaços ao longo de todo o contrato. Sobre os retornos financeiros aos cofres públicos, a GAM3 Parks promoveu o ingresso de R$ 201 mil, no momento da assinatura do contrato, e destinará mais 1,5% do faturamento anual obtido pela concessionária com a exploração dos dois parques ao longo dos 35 anos.
Em relação aos prazos de projetos e obras, a GAM3 Parks terá até dois meses, a partir da assinatura do contrato, para apresentar e enviar o projeto de revitalização do espaço. Ainda não há datas para início das obras de revitalização, pois depende também da liberação de licenças, alvarás e das regras de distanciamento controlado aplicadas devido à pandemia do coronavírus.
“Em termos de projeto, o que podemos adiantar é que, entre as ideias em discussão, uma delas é construir uma alameda dentro do parque com conteúdo de cultura, música, operações gastronômicas, tematizar com temas que compõe a matriz étnica gaúcha como italiana, alemã, açoriana, índia, africana, entre outras. Mas esta é apenas uma das diversas ideias que estamos trabalhando. A população de Porto Alegre e todos aqueles que visitam a cidade podem criar expectativas porque queremos construir algo único”, afirma Alan Furlan, sócio da GAM3 Parks.
Investimentos
No Parque Harmonia, está previsto investimentos de pelo menos R$ 31 milhões a serem empregados na construção de duas vilas temáticas, melhorias nos sanitários, no sistema de infraestrutura urbana, atendimento ao turista, entre outras áreas. As obras devem ser concluídas em até três anos após a obtenção das licenças.
Além das melhorias de infraestrutura do parque, uma das obrigações garantida em contrato é a manutenção dos três eventos que ocorrem anualmente no local: Acampamento Farroupilha, Rodeio de Porto Alegre e o Acampamento Indígena. Sobre o Trecho 1 da Orla, os gastos anuais em operação e manutenção são estimados em R$ 2,73 milhões. A concessionária assinará com os atuais permissionários dos bares e restaurantes do local contratos privados que respeitem as condições vigentes com a prefeitura, por um período mínimo de 48 meses.
GAM3 PARKS
As empresas que formam a GAM3 Parks são: A 3M Produções e Eventos é uma empresa do grupo TGS que liderou os estudos do PMI (procedimento de manifestação de interesse) para a revitalização do Parque da Harmonia, em Porto Alegre. A equipe técnica da 3M é composta pelas empresas TGS e Ecoreal, que realizou os estudos para a concessão do parque, formando uma equipe multidisciplinar nas áreas de eventos, meio ambiente, arquitetura, economia, administração e tecnologia. O Grupo Austral é líder em live marketing na Região Sul do Brasil. Em parceria com a Svbpar, administra há quatro anos o Parque Pontal, na área do antigo Estaleiro Só, na zona sul de Porto Alegre. É responsável por grandes e mega eventos como Carnaval de Rua de Porto Alegre, Fan Fest da Copa América realizada no Anfiteatro Pôr do Sol em 2019 e Mundial de Atletismo Master. Está à frente também da produção e da execução de projetos como o Mundial de Pokémon Go Safari Zone, Red Carpet Weekend no Festival de Cinema de Gramado, BS Festival, Bud Basement e o Drive-In Air Festival.
Fonte: Pulso Comunicação