Antologia Digital da Poesia Gaúcha: Projeto da Trensurb destaca versos de Juliana Meira
A Antologia Digital da Poesia Gaúcha lança novos vídeos com poemas de Juliana Meira. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, que, desde outubro, promove a publicação quinzenal de vídeos de poetas gaúchos declamando suas poesias. O material é publicado no site e redes sociais da empresa (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube e, também, nas redes sociais da biblioteca (Facebook e Instagram). Os vídeos também são veiculados nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), um dos apoiadores do projeto. A Antologia tem apoio, ainda, da Academia Rio-Grandense de Letras e do Instituto Estadual do Livro.
Juliana classifica o projeto como “importante e necessário diante da época brutal que estamos atravessando”. Ela diz estar contente que os poemas integram esta antologia, porque segundo ela, a antologia “apresenta um conjunto bonito e vigoroso do que se produz no estado por competentes escritores” (leia entrevista completa para o Blog da Trensurb aqui).
Natural de Carazinho, Juliana Meira é poeta e advogada. Reside em Porto Alegre desde 2006. Em 2008 seus poemas foram publicados em caixas de fósforo pela coleção “Fogo do Verbo”. Em 2009 publicou “Poema Dilema” pela Editora Porto Poesia. Integra o volume IX da antologia “Proyecto Sur-Brasil/Poesia do Brasil”. Seus três poemas a serem lançados na Antologia Digital não possuem título.
Livros sobre Trilhos
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô, oferecendo serviço gratuito de empréstimo de livros. De acordo com o gerente de Comunicação, Jânio Ayres, o serviço de empréstimos de livros será retomado a partir desta segunda-feira (31/05), das 14h às 18h, respeitando os protocolos de prevenção ao novo coronavírus. Ayres explica que “os livros devolvidos ficam em “quarentena”, numa estande separada dos demais livros; no atendimento é necessário obedecer a sinalização a fim de manter o distanciamento; e, há disponibilidade de álcool gel tanto no local de atendimento, assim como em totens automatizados na estação para uso antes e após a retirada de livros”.