A edição de Inverno da OPEN Feira de Design acontece neste sábado, dia 17 de julho, no Viva Open Mall. A feira continua atenta aos cuidados para o controle do contágio do Covid-19 e por isso agora vai ocupar a área do estacionamento frontal do mall, mudança que garante maior distanciamento entre os expositores e maior espaço para circulação do público. Permanece o uso obrigatório de máscara e álcool em gel disponível aos visitantes.

A feira, que tem foco no design do Sul do país e inspiração em movimentos criativos argentinos, contará em sua edição de inverno com aproximadamente 40 marcas expositoras nas áreas de mobiliário, decoração, moda, brinquedos e utilitários em geral, trazendo muita novidade. Opções para curtir a estação fria não vão faltar, é o caso das mateiras, cuias e objetos em couro com design contemporâneo da marca Latitud Sur, cuja designer é a uruguaia Melina. Designers de moda vêm com tudo, vai ter desde marca de roupas térmicas para as crianças, caso da marca Baby Doo, de Caxias, camisetas com estampas irreverentes como a Camisetas de Protesto e marca para quem se exercita, ou simplesmente quer vestir uma peça confortável e original, como a Squame, além de bolsas em couro da Dotto Leather Bags e muitas opções em acessórios – como a marca Lorazz, que vem da Serra Gaúcha. A feira traz várias opções para a casa, como cerâmicas da marca Rittual Cerâmicas, ou objetos em concreto da Feito Concreto, além de velas super singulares da Oui Velas, todas de Porto Alegre.

OPEN Feira de Design
Squame/divulgação

A cuidadosa e irreverente curadoria de marcas da OPEN oportuniza que os visitantes façam contato direto com quem cria e se surpreendam com a inovação proposta pelos designers de todo o Estado, presentes na feira. O público tem a chance de adquirir produtos desenvolvidos por mãos criativas, enquanto apoia a continuidade do trabalho desses pequenos empreendedores.

“Queremos que nossa comunidade e os visitantes possam dialogar, nos limites que a pandemia impõe. Que a feira seja um local onde as pessoas se aproximem umas das outras e de si mesmas com a consciência da proteção mútua. Inverno para encontrar, mesmo que de longe, para viver um evento, em uma retomada temporária, gradual, cuidadosa, mas que nos aquece, nos abastece”, explica Camila Farina, curadora da feira.

OPEN Feira de Design
Terracota/divulgação

A cada edição a OPEN convida um designer gráfico para criar o seu cartaz, que traz o conceito da feira. A Convidada de Design neste mês é a diretora de arte e ilustradora Martina Flach. A gaúcha, que mora no Rio de Janeiro, foi a responsável por criar para a edição de inverno. “Conversando com a equipe sobre a intenção da feira OPEN de Design, surgiram algumas palavras: encontros, calor no inverno, segurança. É delicado representá-las em tempos de pandemia, quando é de nossa responsabilidade ter cuidados preventivos. Quis trazer na ilustração a ideia de acolhimento aliado à prevenção. Essa OPEN será, assim como as outras, um abraço quentinho que tanto estávamos esperando”, conta Martina.

A sacola produzida a partir de sacas de malte pela Agrária poderá ser adquirida pelo valor de R $35,00 no lounge da feira e em expositores sinalizados, ou por R$15,00 nas compras acima de R$200,00 em um único expositor. A parceria com a Agrária busca incentivar o público a reduzir o consumo de embalagens. O valor é destinado a produção das sacolas pelo Coletivo Cós, de costura consciente. O coletivo dá formação e suporte a costureiras e prioriza o uso de matéria prima de reuso, estimulando processos e condições de trabalho mais humanas.

Para além do design – opções para curtir
Além de exposição em design, a feira virá nessa edição com opções gastronômicas “to go”, capitaneadas pelo Mulligan Irish Pub, que também vai oferecer chope aos visitantes. Além dele, a Balcone Pizzaria participa com um bar móvel de mixologia – drinks para aquele happy hour no pôr do sol.

Para as crianças, um ambiente ao ar livre coordenado pela Hero Factory, trazendo propostas de atividades para que se exercitem e se divirtam enquanto os pais curtem a feira.

O Evento
A OPEN Feira de Design nasceu em 2015, quando Camila Farina, professora de cursos de Design em Porto Alegre e diretora da Agência Cultural Maria Cultura, decidiu usar seu networking para reunir o melhor do design local e regional (hoje também recebendo marcas nacionais em algumas edições). Sua ideia nasceu das viagens de estudos com os alunos a Buenos Aires, onde as feiras de design acontecem em cada esquina. O conceito “design independente” foi usado, desde então, para dar conta dessa produção não industrial de peças nas seguintes áreas: moda, mobiliário, decoração, brinquedos, utilitários em geral.

A OPEN se destaca pela curadoria afinada de marcas expositoras com foco no designer independente e no incentivo a esse pequeno empresário, que junto da feira, trilha seu caminho para o desenvolvimento e crescimento. Pensar na OPEN é considerar conceitos como produção local, empreendedorismo criativo, design autoral e responsabilidade social e ecológica. A feira movimenta de 30 a 140  empreendedores locais por edição e proporciona um ambiente de convívio e lazer aos seus visitantes, sempre oferecendo conteúdos relevantes em oficinas, palestras, conferências e atividades para adultos e crianças. A proposta da feira é ser uma alternativa aos shoppings e lojas tradicionais, proporcionando contato com produtos de alta qualidade, produzidos no Brasil por pequenos empreendedores, buscando estimular e incentivar o consumo consciente e o contato direto com os designers e criadores.

A OPEN Feira de Design é realização de Maria Cultura e tem apoio do Viva Open Mall e DuJour Comunicação.

Serviço
O que – OPEN Feira de Design
Onde – Viva Open Mall (Shopping a céu aberto localizado na Avenida Nilo Peçanha, 3228, Porto Alegre – RS. Próximo ao Parque Germânia)
Quando – Dia 17 de julho de 2021
Horário – Das 11h às 18h

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.