A Wikihaus, incorporadora gaúcha conhecida por desenvolver seus produtos de forma colaborativa, acompanha sempre as mudanças de comportamento e os desejos dos clientes, criando formas de melhorar a experiência de morar.

Procurando entender cada vez mais as “dores” dos consumidores de imóvel de Porto Alegre, a Wiki percebeu que além das tradicionais preocupações com a localização, metragem, planta e até mesmo fachada, o consumidor anda muito atento aos custos de condomínio e de manutenção do imóvel.

Foi justamente pensando em como tornar os custos de morar mais acessíveis sem abrir mão do conforto, que a Wikihaus foi buscar na Capitania, incorporadora gaúcha referência em sustentabilidade no estado, uma solução que pode representar o futuro das moradias no Brasil. Assim nasceu o IDEA High Performance Home Eça de Queiroz, uma co-incorporação das empresas gaúchas que será lançado em novembro deste ano.

O projeto traz o que existe de mais moderno em tecnologia de ponta aplicada à construção civil. O objetivo é garantir maior usabilidade e alta performance com aproveitamento inteligente dos recursos de energia elétrica e água, gerando uma experiência de moradia diferenciada, e ainda possibilitando economia nos gastos de condomínio e dos apartamentos.

Wiki Eça de Queiroz/divulgação

Em meio a uma das maiores crises energéticas do país, e com a inflação em alta, nada mais necessário do que a construção civil também buscar alternativas para tornar os empreendimentos mais autossuficientes.

E é exatamente isto que propõe o IDEA Eça de Queiroz, uma incorporação que alia conforto e alto nível de serviços. Serão 212 m2 de painéis fotovoltaicos, com expectativa de gerar 5.300 kwh por mês, fornecendo energia para o condomínio e para os seus 24 apartamentos.

A água quente será central, com aquecimento solar e com back up à gás, para quando necessário. Além disso, o prédio contará também com vidros e paredes especiais que promovem melhor isolamento acústico e térmico, diminuindo o consumo de energia pelos aparelhos de ar condicionado.

Para reduzir o consumo de água, os apartamentos serão entregues com vasos sanitários com descarga dual flush e chuveiros especiais, com certificação LEED, que garantem alta eficiência na economia de água por meio de arejadores. Esta tecnologia atende aos critérios do Green Building Council Brasil, proporcionando menos desperdício de água.

O projeto sustentável prevê ainda o recolhimento da água da chuva e da condensação dos aparelhos de ar condicionado para uso na irrigação dos jardins e nas floreiras do condomínio. Uma economia que pode chegar a 6.000 litros de água por mês.

Segundo Mauro Touguinha, sócio da Capitania, o empreendimento terá potencial para ser quase autossuficiente em relação a energia.

“O sistema de painéis fotovoltaicos, aliado às tecnologias de redução de consumo de energia do IDEA Eça de Queiroz, darão a ele o potencial de gerar 100% da sua energia elétrica. Com isso, além de diminuir os custos do condomínio, abate também os valores das unidades, podendo gerar, para cada apartamento, uma economia de até R $12.500 /ano nas despesas, se comparado a um prédio sem estas tecnologias de sustentabilidade. Os moradores certamente serão menos impactados pela crise hídrica/elétrica do país”, comenta Touguinha.

Wiki Eça de Queiroz/cobertura – divulgação

“A construção civil vem mudando nos últimos anos, e a Wikihaus acredita que a alta performance e a eficiência dos empreendimentos é o próximo grande salto de evolução do setor. Por isso, fechamos a parceria com a Capitania, principal especialista do mercado, que já havia usado seu know how no IDEA Bagé e IDEA São Vicente. Afinal, nossa empresa reúne parceiros que têm o mesmo objetivo: criar produtos mais inteligentes, que atendam às necessidades das pessoas em um mundo que está sempre em movimento”, comenta Eduardo Pricladnitzki, sócio da Wikihaus.

Pricladnitzki ainda faz uma reflexão: “Para o ano que vem estão previstos, pelo menos, 50 novos empreendimentos em Porto Alegre. Se todos tivessem acesso a estas tecnologias, imagina a redução no consumo de energia elétrica na cidade, e o impacto positivo no bolso dos gaúchos. Desta forma, possíveis incentivos nesta linha podem ser uma pauta interessante a ser discutida pelos órgãos governamentais”.

O IDEA Eça de Queiroz terá 24 apartamentos de 71 m2, com 2 dormitórios, uma suíte e sacada. As unidades serão vendidas a partir de R$799 mil.

Fonte: Deise Henkin e Marcela Roithmann – Assessoria de Imprensa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.