Home Jornal da Capital Cultura Marcelo Armesto inaugura exposição na Biblioteca Pública

Marcelo Armesto inaugura exposição na Biblioteca Pública

518
0

O artista visual Marcelo Armesto inaugura a exposição “Entre – inventários de uma poética” na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se da primeira exposição individual em Porto Alegre do artista, que foi financiada pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Pró-Cultura RS. Com entrada franca, a mostra poderá ser conferida presencialmente, a partir do dia 4 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, até o dia 4 de dezembro. A abertura contará com a presença do artista, a partir das 18h30, fazendo visitas guiadas. A entrada será limitada, respeitando os protocolos sanitários vigentes, por ordem de chegada.

Serão expostos seis trabalhos: “Vago”, série de cadernos de aquarelas sobre a paisagem; “Preciso #2”, conjunto de desenhos de folhas de uma árvore conhecida como ligustro, uma das mais comuns em Porto Alegre; “Desmontagem”, livro de artista; “Monte”, série de desenhos de conchas recortados e remontados; “Pretexto #2” coleção de montagens tipográficas em papel de fax e “Capitular”, um trabalho em vídeo. Essas séries orbitam o romance “Se um viajante numa noite de inverno”, de Italo Calvino, e estabelecem uma relação da literatura como promotora de procedimentos criativos.

“Por meio de uma pesquisa de superfície, busco tecer relações e tangenciamentos entre as seis séries que têm a repetição, a grade e uma certa relação entre precisão e imprecisão como ponto-chave”, comenta Armesto.

Segundo o artista, o texto de Calvino funciona como um subterfúgio para escapar do vazio criativo, e carrega consigo uma série de procedimentos passíveis de serem repetidos. O texto do autor italiano torna-se, portanto, um deflagrador poético, imantando os trabalhos que compõem a exposição. “Não é sem motivo que o encontro com o texto de Calvino tem sido tão prolífico: o romance é feito de começos de romances. Nele, a interrupção é o que une a obra e, como numa narrativa romanesca, o corte é o que lança o interesse para o próximo episódio”, explica.

CICLO DE CONVERSAS SEMANAIS
O projeto conta ainda com um ciclo de conversas semanais, na Salão Mourisco, como forma de ativação da exposição e do espaço da Biblioteca. Participarão Cristiano Baldi (professor e escritor com incursões nas artes visuais), no dia 10/11; Eduardo Veras (curador, crítico e historiador da arte), no dia 17/11; Jailton Moreira (artista, professor e curador), no dia 24/11; e Claudia Caimi (professora doutora em Linguística e Letras), no dia 1/12; para dialogar com Marcelo Armesto e ampliar a conversa sobre as tangências entre literatura e artes visuais. Os encontros serão gratuitos, sempre às quartas-feiras, a partir das 18h30, para público limitado. A entrada será por ordem de chegada, respeitando os protocolos sanitários vigentes, sem necessidade de agendamento.

Em vez de um catálogo padrão, a mostra contará com um livro-catálogo: a reedição do trabalho “Desmontagem”, adicionando ao livro existente imagens sobre as outras séries expostas, além de textos e conteúdos produzidos para a mostra.  O livro será distribuído gratuitamente na abertura da exposição, bem como nos dias de atividade do “Ciclo de Conversas”.

EXPOSIÇÃO “ENTRE – INVENTÁRIOS DE UMA POÉTICA” – MARCELO ARMESTO
Quando: de 4/11 a 4/12
Dias e horários de visitação: de segunda a sexta, das 10h às 19h
Local: Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (R. Riachuelo, 1190 – Centro Histórico, Porto Alegre)
ENTRADA FRANCA

ABERTURA COM A PRESENÇA DO ARTISTA
No dia 4/11, haverá a abertura da exposição, a partir das 18h30. Marcelo Armesto fará visitas guiadas com grupos que tiverem interesse. A entrada será limitada, respeitando os protocolos sanitários, por ordem de chegada.

CICLO DE CONVERSAS SEMANAIS DE MARCELO ARMESTO E CONVIDADOS
Datas
10/11 — Conversa com Cristiano Baldi
17/11 — Conversa com Eduardo Veras
24/11 — Conversa com Jailton Moreira
12 — Conversa com Claudia Caimi

Horário: das 18h30 às 20h30
Local: Salão Mourisco – Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (R. Riachuelo, 1190 – Centro Histórico, Porto Alegre)
ENTRADA FRANCA

SOBRE AS OBRAS

Vago – Detalhe Crédito: Otávio Castedo

“Vago” é uma série de cadernos de aquarelas sobre a paisagem. Utilizando uma grade, o artista faz um inventário das cores de determinada paisagem, pintando uma certa “cor do ar”. Então, anota as coordenadas geográficas, a data e a hora da execução da pintura. Originam-se assim os cadernos de “Vago”.

Preciso #2

“Preciso #2” é uma série de desenhos de folhas de uma árvore popularmente conhecida como ligustro, uma das mais comuns de Porto Alegre. A busca aqui é por restringir o tema e liberar as abordagens gráficas, de modo a dar a ver a mesma folha de inúmeras formas.

Pretexto #2 – Crédito: Acervo Pessoal

“Pretexto #2” é uma série de desenhos que utiliza famílias tipográficas como matriz geradora. O artista identifica as fontes que foram utilizadas em edições do livro “Se um viajante numa noite de inverno”, de Italo Calvino, projeta-as sobre folhas de papel tamanho carta e traça essas letras fazendo composições com suas formas. Utiliza papel termossensível – como o utilizado antigamente em máquinas de fax, e a ponta quente de um pirógrafo como técnica de desenho.

Monte
Crédito: Acervo pessoal

“Monte” é uma série de montagens a partir de desenhos de observação de conchas. O artista corta esses desenhos utilizando diversos modelos geométricos e os remonta em composições que têm como intenção trabalhar com ritmos e pequenos enunciados.

Desmontagem
Credito: Acervo pessoal

“Desmontagem”  é um livro de artista criado a partir da apropriação do texto “Se um viajante numa noite de inverno”. O artista investigou o romance por meio de uma prática de pesquisa da linguística, a análise de corpus, que se debruça sobre a coleta e o estudo de padrões de linguagem utilizados na escrita. Assim é possível, por exemplo, contar o número de vezes em que uma palavra aparece no texto, indicar qual combinação de duas palavras mais ocorre etc. Com esses dados em mãos, remonta tudo em um novo livro.

Capitular – Still Vídeo Crédito: Calma Lab

“Capitular” é um trabalho em vídeo, formado por uma tela dividida em grade com dez quadros, onde apenas um começa ativo. Cada um deles contém a leitura em voz alta de um capítulo, os começos de romances que compõem “Se um viajante…” O vídeo mostra o quadro de uma leitura por vez; o ponto de inflexão em que um quadro troca para outro é uma palavra repetida nos dois textos, por exemplo “leitor”. O trabalho, assim, alterna entre as dez leituras, costurando um novo texto dentro da narrativa de Calvino.

O projeto Entre – Inventários de uma poética, de Marcelo Armesto, tem financiamento do Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: Dona Flor Comunicação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here