Painel reúne jornalistas para debater a pauta do câncer na imprensa
Nos dias 10,11 e 12 de dezembro na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, ocorreu de forma gratuita, O evento “Que Câncer é Esse?” O projeto nasceu da observação do trabalho de acolhimento do Imama, onde a pergunta mais frequente das pacientes na recepção é: “Que Câncer é esse que eu tenho?”.
A busca é justamente alertar e despertar a consciência da população portoalegrense sobre a gravidade e urgência dessa doença que cresce a dia e que quando detectada precocemente, tem até 95% de chances de cura.
A informação correta salva vidas e essa é sem dúvida a maior contribuição que a mídia pode oferecer no que tange à educação, mobilização e desmistificação da sociedade em relação ao câncer, tornando simples e acessível a mensagem do autocuidado.
“Consideramos o painel “O Câncer na Mídia”, de extrema relevância para o projeto, a medida que divide a responsabilidade da abrangência da informação, através de um trabalho conjunto, que faça ecoar a voz da causa na sociedade gaúcha”, afirma Samsara Nyaya Nunes , Gestora Executiva e de Marketing do Imama.
Para Paulo Viana que é radialista, profissional da saúde e apresentador do “Conversa com Especialista”, na RDC TV, o evento foi de extrema importância e conscientização para a sociedade.
“Fiquei muito honrado quando fui convidado para mediar o painel “O câncer na mídia”, tenho um carinho enorme pelo trabalho desenvolvido pelo IMAMA e nós comunicadores temos um papel importante nas ações de promoção da saúde. Seguimos juntos em defesa do bem maior que temos: a vida”, destacou.
Participaram do debate, as jornalistas da RDC TV , Carol Aguaidas apresentadora do RDC News, Cris Viegas apresentadora do Portal RDC e Mariana Fritsch da redação do GZH e Edith Auler, gestora da Evidência press.