Grupo gaúcho cria conceito inédito para revolucionar as lojas de conveniências
O grupo gaúcho de postos de combustíveis Rede Farroupilha criou a marca Alegrow. De acordo com o plano de negócios, a proposta é levar o modelo de operação – a ser implantado no Rio Grande do Sul – a diversas cidades do território nacional.
Estruturada nos pilares de sustentabilidade, inovação, novas experiências ao consumidor e identificação social, a Alegrow terá, até o final de 2022, 10 unidades no RS. Dessas, cinco em espaços públicos de Porto Alegre, como parques e vias urbanas de grande fluxo, outras em postos de combustíveis.
Tanto a definição do nome como o branding da marca foram criados pela John Hackman & Co., umas das principais agências de business design do Brasil. Já o projeto visual das lojas, leva assinatura do arquiteto Reinaldo Forte, do Estúdio Sambô – Arquitetura + Design, responsável por projetos para empresas como Applebees, Goldsztein Cyrela, Claro, Citybank, Ipiranga, CPFL, CCG, Lojas Colombo, Walmart, Grupo Gerdau, Grupo Pão de Açúcar, entre outras.
A loja piloto será inaugurada no próximo dia 15 de março, em Canoas (Rua General Câmara, 42), na região metropolitana de Porto Alegre. “Aqui criamos a unidade teste, ela servirá de base para as próximas“, destaca Eduardo Silva Costa, sócio da Alegrow.
Além de Canoas, a unidade já confirmada é a da Orla do Guaíba, mais precisamente no Trecho 1, próximo ao Largo Elis Regina, prevista para segunda quinzena de abril, com conceito sustentável e pet friendly. “No principal cartão postal da Capital dos Gaúchos, teremos uma unidade conceito que ofertará ao público mais de 5 mil produtos diferentes, inclusive cestas de piquenique que os clientes podem montar de acordo com seu interesse“, conclui Costa.
Na Alegrow Canoas e Alegrow Orla do Guaíba o investimento superou a casa de um milhão de reais e, até o final de 2022, a intenção é investir mais R$ 5 milhões nas futuras lojas. Cada unidade gerará cerca de 08 a 12 empregos diretos e outros 100 indiretos. Em breve, trabalhadores poderão se cadastrar para trabalhar nas unidades pelo site oficial da empresa, que está em construção.
CONCEITO ALEGROW – Em uma atualidade em que potenciais clientes estão sempre em busca de novidades, a experiência do consumidor se tornou o novo campo de batalha. De acordo com um estudo feito pela RightNow, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar até 25% a mais para ter um atendimento melhor.
“Nós imaginamos cada unidade como única. A loja será uma representação do espaço que ocupa, sendo uma comunicação contínua do ambiente. Alegre, claro, e que permita conexões entre a nossa marca e o público, além de garantir que não falte nada para apreciar bons momentos“, garante Zé Mário Góes, sócio da Alegrow.
Para exemplificar como cada loja terá sua própria característica, a unidade Orla do Guaíba, por exemplo, receberá na parte externa grafismos em homenagem à artista Elis Regina, ao pôr do sol, ao Guaíba. Ainda na parte externa, haverá espaço para que o pet possa ficar aguardando, enquanto o dono realiza suas vendas. No local pet, água, ração e sacolinhas biodegradáveis. Tudo gratuito.
Na parte interna, centenas de produtos com valores justos aos clientes. “Quando criamos o conceito Alegrow, pensamos em proporcionar experiências únicas, mas tangíveis. Queremos que quem frequenta a Orla possa selecionar seus produtos, adquirir sua cesta e realizar seu piquenique no gramado do local de forma acessível ao seu bolso“, finaliza Góes.
SUSTENTABILIDADE – Um dos propósitos da Alegrow é ser amiga do meio ambiente, portanto, nenhuma unidade haverá insumos plásticos, como copos, guardanapos, sacolas e canudos. Só serão distribuídos materiais recicláveis/biodegradáveis.
NOVAS UNIDADES – Além de Canoas e o Trecho 1 da Orla do Guaíba, a Alegrow já planeja sua expansão. A próxima unidade será na avenida Protásio Alves, ainda sem data de abertura. E, em breve, outras quatro unidades serão criadas em Porto Alegre, mais duas na região metropolitana. Fora de Porto Alegre e Região Metropolitana, há negociação avançada para uma unidade em Gramado, na Serra Gaúcha.
Fonte: Pulso Comunicação