V Mostra Sesc de Cinema abre inscrições para filmes de curta, média e longa metragens de todo o Brasil
Estão abertas, a partir desta segunda-feira, 14 de março, as inscrições para a V Mostra Sesc de Cinema. Podem ser inscritos filmes de curta, média e longa metragens de temas variados que concorrem a prêmios que vão de R$ 2.500 a R$ 5.000. Para participar, as obras devem ter sido finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2020.
As produções serão avaliadas por comissões estaduais formadas por profissionais do Sesc e especialistas convidados. Haverá seleções estaduais e nacional, além de uma curadoria especial que irá avaliar produções infanto-juvenis. A Mostra contará ainda com ações formativas como cursos, oficinas e workshops sobre os diversos temas ligados ao cinema.
Lançado em 2017, o concurso busca incentivar e dar visibilidade à produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição. A Mostra contribui para a promoção e o lançamento de novos artistas de todo o país, além de priorizar a seleção de realizadores brasileiros que abordem temas ligados à realidade e à pluralidade cultural do país. Na última edição, 19 obras gaúchas foram selecionadas para o Panorama Estadual e um filme foi exibido no circuito nacional.
“Mesmo com o impacto que o mundo do audiovisual sofreu nos últimos dois anos em função da pandemia, podemos constatar a força da produção brasileira. No ano passado, as inscrições para a Mostra Sesc de Cinema bateram recorde e foram contabilizadas mais de 1.900 obras. Outro fator que chamou a atenção foi o protagonismo das mulheres, que pela primeira vez, estiveram, à frente da maioria das obras selecionadas. Nós, do Sesc, ficamos muito felizes e realizados em seguir com a missão de promover e incentivar a arte nacional por meio de um projeto tão relevante”, celebra o gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Rego.
As inscrições ficam abertas até o dia 14 de abril no site www.sesc.com.br/mostradecinema. O resultado será anunciado até o dia 31 de agosto.
Fonte: Moglia Comunicação Empresarial