Eu quero ser seu amigo de novo estreia em 31 de março na Cubo Play
Os apaixonados por histórias do rock gaúcho podem celebrar: a partir de 31 de março estreia com exclusividade na Cubo Play o podcast Eu quero ser seu amigo de novo, que conta a história da Olelê Music, produtora que se destacou na cena cultural do RS de 1995 a 2015. Apresentado pelo comunicador Lelê Bortholacci e pela jornalista e pesquisadora de música Carol Govari, os episódios da primeira temporada trazem participações de músicos de bandas como Comunidade Nin-Jitsu, Ultramen e Cachorro Grande, que integraram o cast da produtora. Reunindo causos e muitos souvenirs, como crachás, ingressos, revistas, cartazes e CDs, Lelê, provocado por Carol, fala sobre as bandas e traz histórias nunca antes contadas.
A ideia surgiu em um encontro entre Carol e Lelê, que, ao ser entrevistado pela jornalista – ainda na época da Olelê Music -, se deu conta que tinha muita história para contar. Os anos se passaram, a produtora fechou, mas Lelê sempre foi instigado por colegas e amigos a contar a sua história – e consequentemente a história da cena que ajudou a construir por 20 anos. Além disso, a ideia do podcast é relembrar e confirmar a importância dessas bandas para a música e a cultura do estado. “Minhas pesquisas têm como fio condutor a memória e percebemos uma carência de registros sobre essa cena de meados dos anos 1990 pra cá. Há muito conteúdo sobre os anos 1980, – eu mesma escrevi minha tese sobre isso -, mas pouco sobre a última década do século XX”, comenta a jornalista.
As gravações iniciaram em outubro de 2021 e contarão com participações de todos os grupos que passaram pela Olelê ao longo dos anos. “Decidimos esticar a pauta e ampliar o assunto para falar sobre a história do rock em Porto Alegre. Teremos a participação de outras bandas, empresários, produtores, donos de bares etc”, revela.
Desde 1995, Lelê Bortholacci atua na produção cultural de Porto Alegre – seja como DJ, roadie, produtor, empresário e radialista. Entre os principais trabalhos, está o escritório que abriu em 1997 junto ao estúdio Bafo de Bira, do músico Rafael Malenotti, quando começou a levar o material autoral das bandas para as casas de shows pelo interior do Rio Grande do Sul. A LB Produtora virou Olelê Music e até 2015 gerenciou a carreira de bandas como Ultramen, Tequila Baby, Comunidade Nin-Jitsu, Cachorro Grande, Reação em Cadeira, Fresno, entre outras. Além disso, ao longo dos anos trabalhou com curadoria artística, e eventos como Festival Planeta Atlântida, Festa Nacional da Música (Palco Atlântida), Discografia Rock Gaúcho, Beatles Festival e Art & Beer Festival. Desde 2015, com o fechamento da Olelê, dedica-se exclusivamente à função de radialista e comunicador nas rádios Atlântida, 102.3 e Gaúcha.
Carol Govari é jornalista graduada pela UFSM, com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Realizou estágio doutoral no Department of Art History & Communication Studies da McGill University, em Montreal, Canadá, onde aprofundou sua pesquisa sobre cenas musicais. É autora do livro ‘As próximas horas serão muito boas. Materialidades e estéticas da Comunicação em duas apresentações ao vivo da banda Cachorro Grande’, (Novas Edições Acadêmicas, 2019), e desde 2010 atua na cobertura de shows no blog ‘The Backstage’. É vinculada ao Laboratório de Pesquisa Cultpop – Cultura Pop, Comunicação e Tecnologia, da Unisinos, e colaboradora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, da Universidade do Algarve (Portugal).
A atração estará disponível gratuitamente na Cubo Play, e contará com episódios semanais. Para saber mais, acesse: https://www.instagram.com/eqssadn/
Fonte: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor