Home Jornal da Capital Agenda Dia Nacional do Circo é comemorado com temporada gratuita do Espetáculo Atravessamentos...

Dia Nacional do Circo é comemorado com temporada gratuita do Espetáculo Atravessamentos do Circo Híbrido

480
0

Domingo, 27/03, é comemorado o Dia Nacional do Circo em todo país, uma data para celebrar o circo no Brasil, a resistência e o amor que temos por essa arte, por esse espaço de fazer artístico que acolhe todas as manifestações.

Em 1929, os modernistas homenagearam o Palhaço Piolin realizando um evento chamado Banquete Antropofágico. No cinquentenário da Semana de Arte Moderna, em 1972, uma nova homenagem foi feita. A partir disso, o dia 27 de março se estabeleceu como Dia do Nacional Circo, em homenagem a esse grande artista circense.

Piolin ou Abelardo Pinto se tornou palhaço em 1917  e teve sua carreira consolidada como um dos grandes palhaços brasileiros. O reconhecimento de Piolin era tão grande que o Circo Alcebíades lotava com pessoas ansiosas para vê-lo. Na plateia importantes nomes do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Menotti del Picchia, entre outros. Outro importante espectador de Piolin foi o presidente do Brasil entre 1926 e 1930, Washington Luís.

Dia do Circo
Foto Sal Fotografia

Como forma de comemorar esse dia tão especial, neste final de semana o Circo Hibrido fará temporada online gratuita do vídeo-espetáculo Atravessamentos. Para assistir basta acessar o canal da Trupe no YouTube. O Espetáculo ficará disponível de 26/03 às 8h até 27/03 às 23h59. A entrada é franca, mas para quem quiser colaborar com o Circo, o chapéu virtual está sempre aberto: www.circohibrido.com.br/chapeuvirtual.

Atravessamentos é um vídeo-espetáculo do Circo Híbrido que tem Tainá Borges, Luís Cocolichio, Lara Rocho, Agatha Andriola, Maílson Fantinel, Guilherme Capaverde, Eduardo Correa e Paulo Stümer no elenco, com direção de Tainá Borges e Lara Rocho e o olhar poético da Sal Fotografia no vídeo.  Este vídeo-espetáculo é uma montagem de arte circense, realizada a partir de uma residência artística desenvolvida no Projeto Atravessamento, executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas em 2012, onde cada artista trabalhou com diferentes técnicas, bagagens artísticas, criando produções artísticas inéditas. O espetáculo concorreu em diversas categorias na 1° edição do Prêmio Açorianos de Circo, ganhando os prêmios de melhor direção e destaque técnico.
Acesse www.youtube.com/circohibrido e tenham todos um bom espetáculo. Viva o Circo!
Saiba mais sobre o Circo Híbrido em www.circohibrido.com.br

Fonte: Circo Híbrido

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here