Jornal da Capital

Noticias/informações gerais sobre Porto Alegre

A banda gaúcha Sofá a Jato apresenta um cenário inédito em seu novo álbum, inspirado em The Wall, do Pink Floyd. Batizado de “Revoada”, o trabalho traz 10 composições autorais que refletem a alma do trio:  união entre fantasia e elementos visuais. Gravado entre 2020 e 2021 nas cidades de Porto Alegre, Alvorada e São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, o álbum está disponível nas principais plataformas digitais.

Reconhecida pelo uso de elementos musicais tradicionais ao sintetizadores, Sofá a Jato apresenta composições com camadas sonoras interligadas. “Criamos uma grande história, uma narrativa mágica capaz de conectar uma música a outra e levar a um lugar de fuga, uma zona de escape”, afirma Frederico Demin, baterista da Sofá a Jato.

Esse contraste sonoro é refletido e sentido porque ocorre a troca do tradicional baixo por um sintetizador, que funciona como contraposição à sonoridade do violão acústico. Por outro lado, há o complemento da bateria seca, que fica em oposição à ambiência formada pelas texturas sintéticas.

Em “Revoada”, a banda forma uma identidade visual própria e viva do trabalho. Essa capacidade de imaginação surge pelas inspirações em jogos épicos de videogame e RPG. São essas combinações que ajudam na construção do lugar lírico em diversas divisões. “É nesse espaço que conduzimos o ouvinte a uma jornada, onde seu sofá poderá ser uma nave para fugir dos anseios que o cercam”, diz Demin.

DA MÚSICA AO CINEMA  – Formada por Frederico Demin, na bateria, Yussef Lima, no vocal e violão, e João Pedro Beal, nos sintetizadores, a banda quer alçar voos também fora do universo musical. Inspirados pela paixão entre música e elementos visuais, o grupo trabalha na produção do filme “O Pássaro, o Mapa e o Bando”, em parceria com o diretor Matheus Fischer, da Incandenza Filmes e a Voo Conteúdo, responsável pela produção executiva do média metragem.

Crédito: Débora Schaan

O projeto de média metragem quer preencher uma lacuna no cenário nacional deficitário de produções que explorem temáticas de alta e baixa fantasia, o universo dos Games e eSports. Mas, também, ilustrar a narrativa do álbum “Revoada”, que será projetado nos shows da banda.

“Em resumo, o filme irá contar a história de um jovem, que será interpretado por diversos atores e atrizes de diferentes perfis, criando um mundo imaginário, inspirado em elementos da cultura pop e do universo mágico dos games, para ter um lugar seguro para si”, destaca o diretor Matheus Fischer, da Incandenza Filmes.

O filme já foi aprovado na Lei de Incentivo, agora está em fase de captação de recursos. Ainda não há data para o lançamento oficial.

A BANDA – Formada em 2017, Sofá a Jato traz a terrosidade da canção brasileira na bagagem, mas cria sua própria paisagem musical ao unir elementos tradicionais como a viola, violão e bandolim ao uso de sintetizadores, loops de bateria e texturas. Em suas apresentações, faz uso de projeções de imagens e vídeos para contextualizar suas músicas.

A gente sempre brincou que gosta de música brasileira feitas longe do mar, ou que não tragam um tropicalismo tão aparente, que tenham outro tipo de brasilidade nelas. Coisas como Lô Borges, Milton, Almir Sater, Arthur Verocai, Geraldo Vandré. Isso mais pra uma ideia de arranjo, mas muito pras canções, jeito de conceber elas. Quando vem pra parte mais de arranjo, mix e estrutura, curtimos muito bandas como Junip, Fleet Foxes e Gorillaz, além de se aventurar em misturar isso com pitadas de Daft Punk do começo dos anos 2000“, cita Demin.

Em termos de conceito, álbuns narrativos foram visitados ao longo do processo, como o The Wall, do Pink Floyd, e atualmente vários discos de rap e R&B tem contado histórias, narrativas em volta de um tema, como Good Kid Mad City, do Kendrick Lamar, ou Dirty Computer, da Janelle Monáe, que também possui um filme que complementa o disco também.

FICHA TÉCNICA REVOADA
Gravado entre 2020 e 2021 nas cidades de Porto Alegre, Alvorada e São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul
Engenharia de som e mixagem por Frederico Demin
Produção por Sofá a Jato
Masterizado por Leo Braga no estúdio Soma e OCorre em Porto Alegre, 2022
Yussef Lima – voz, violão, violão de 12 cordas, viola, bandolim e sintetizadores.
João Pedro Beal – backing vocals, bass station, sintetizadores e piano.
Frederico Demin – backing vocals, bateria, percussão, programação e sintetizadores.

Performances
Jonathan Rickes – vocais nas faixas 6
Mariana Bavaresco – vocais em 5
Denner dos Santos Gomes – trompete em 1 e 6
Guilherme Silva de Camargo – trombone em 1 e 6
Nycolas Ezequiel Bacelar – saxofone em 1, 5 e 6
Renato Dall Ago – trompete em 9
Huberto Martins Rosa (Boquinha) – trombone em 9

Vocais em 10
Lair Raupp, Arthur Maboni, Raphael Rockenbach, Camila Prado, Conrad Fleck, Gustavo Pavão, Ligia Lazevi, Cristiano Aguzzoli, Mariana Bavaresco, Jonathan Rickes e Eduardo Spieler

Créditos das canções
Mapa – João Pedro Beal, Frederico Demin
Lugar – Yussef Lima Bússola – Yussef Lima
Rei – Yussef Lima e Frederico Demin
Retrato – João Pedro Beal, Yussef Lima, Frederico Demin, Mateus Brenner e Felipe Brenner
Armadura – Frederico Demin e Yussef Lima
Baú – João Pedro Beal, Yussef Lima
Sol – Frederico Demin
Dilúvio – Frederico Demin
Tentar – João Pedro Beal, Frederico Demin e Yussef Lima
Todas as letras por Frederico Demin, João Pedro Beal e Yussef Lima
Produção executiva por Jonathan Rickes
Assistente de produção Samantha Reis

Fonte: Pulso Comunicação Criativa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.