Home Jornal da Capital É Notícia Iecine abre inscrições para a Oficina de Produção Audiovisual Afirmativa

Iecine abre inscrições para a Oficina de Produção Audiovisual Afirmativa

331
0

Produção Audiovisual Afirmativa é a próxima oficina a ser realizada pela Secretaria  da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) – instituição da Sedac. A atividade, com apenas 30 vagas, será ministrada pela diretora de projetos culturais Sofia Ferreira. Interessados podem se matricular gratuitamente até o dia 1º de maio (ou até esgotarem as vagas), pelo link na bio do Instagram @ieciners.

O curso, que integra o projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande, será realizado de 2 a 13 de maio (de segunda a sexta-feira), das 9h às 13h, presencialmente, no Laboratório Iecine Odilon Lopez, localizado no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

A oficina pretende formar produtores negros e negras para o audiovisual, dentro do recorte afirmativo. Entre os temas a serem abordados, destaca-se a realidade sociocultural das periferias e dos grupos urbanos na criação de conteúdos audiovisuais que evidenciem as raízes étnicas do Brasil.

Sofia Ferreira é referência na novíssima geração de produtores do cinema gaúcho. Seu trabalho frente às pautas afirmativas e sindicais vem ajudando nossa cinematografia a se tornar mais plural, diversa e representativa. Com esta oficina buscamos atacar o racismo estrutural, oportunizando que novos empreendedores negros e negras encontrem ambiente para suas realizações”, destaca Zeca Brito, diretor do Iecine.

Programa
Aproximação do conceito de ações afirmativas nas produções audiovisuais
Análise de repertório audiovisual
Perspectiva histórica
Práticas profissionais atuais
Subjetividades e desafios acerca da temática

Ministrante – Sofia Ferreira é diretora de projetos culturais, licenciada em Artes Cênicas, especialista em Pedagogia da Arte e mestra em Educação. É empresária e sócio-fundadora na Reina Produções.

Revelando o Rio Grande – O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal, com apoio da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e do Sistema Estadual de Cultura.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here