Cervejaria Fora da Lei abre segunda unidade própria com base no modelo de franquia da marca
O novo point para degustar diferentes estilos de rótulos artesanais é a segunda unidade própria da Cervejaria Fora da Lei, que acaba de abrir as portas na Rua Anita Garibaldi, 245. O projeto do pub foi executado em cima do modelo de franquia da marca desenhado para o plano de expansão. O investimento foi em torno de R$ 600 mil, realizado com capital próprio da Fora da Lei, que já atua há três anos na Zona Norte de Porto Alegre.
O Fora da Lei Anita é um pub completo no estilo tap house, conceito de loja que possui várias torneiras de chopp, em que é possível saborear diferentes estilos de cerveja em um mesmo local. Além de nove rótulos próprios, cervejas convidadas, drinks e espumantes (em torneiras ou rótulos), o espaço tem gastronomia com opções de hambúrguer, pizza e sobremesa. O local conta com 560m² de área total, sendo 265 com ambientes climatizados e garden com capacidade para 100 pessoas. Em breve, também contará com um salão com churrasqueira para eventos com capacidade para até 60 pessoas.
Entre os diferenciais do Fora da Lei está o autosserviço, conceito incentivado desde o início do negócio pelos sócios da marca, Eduardo Paiva e Gilberto Rolim. Após realizar um cadastro no pub, o cliente pode colocar crédito na sua conta através das posições de atendimento na casa, ou do próprio celular. O cliente pode se servir livremente nas torneiras – que são liberadas pelo cartão ou celular – e pagar apenas a quantidade de bebida que consumir em mililitro (ml). A casa conta com uma sommelier em frente às torneiras para auxiliar na experiência da degustação. Com esse modelo de auto atendimento, cada unidade Fora da Lei (Mont’Serrat e Passo d’Areia) conta com apenas quatro funcionários e um gerente.
A história do negócio começou em 2016, quando os dois colegas de empresa, Eduardo e Gilberto, que frequentavam juntos o happy hour, começaram a produzir cerveja artesanal como hobby. No final de 2018, Eduardo decide largar o escritório e convida Gilberto para abrir uma cervejaria no modelo de brew pub, com foco na venda ao consumidor final, que fosse diferente dos que eles frequentavam. Assim, a primeira Cervejaria Fora da Lei foi inaugurada em setembro de 2019, na Avenida Assis Brasil. A região foi escolhida pela carência de bares cervejeiros na Zona Norte, visto que a maioria se concentrava no 4º distrito. Devido à qualidade do produto e à boa aceitação do autosserviço, o crescimento foi rápido.
Os dois sócios são formados como Mestre Cervejeiro pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB). Eduardo também é Beer Sommelier graduado pelo ICB. O nome Fora da Lei é uma homenagem às pessoas que criaram o movimento Homebrewing, durante o período da Lei Seca nos Estados Unidos, entre 1920 e 1933, quando a produção de bebida alcoólica caseira era uma espécie de hobby fora da lei.