ENEIDA, de Heloisa Passos, estreia em Porto Alegre no dia 02 de março
ENEIDA é um filme que propõe refletir sobre ser mulher no nosso corpo social. Neste seu segundo documentário em longa-metragem, Heloisa Passos toca em temas que envolvem os afetos e o autoritarismo. Através de sua própria família, a diretora expõe os caminhos e as contradições de nossa sociedade, quando fala de opressão, alienação e autonomia na trajetória de Eneida, que sonha com a possibilidade de transformar sua realidade.
No filme, Eneida, 84 anos, faz uma jornada rumo a seu passado, em busca da filha primogênita que não vê há mais de 25 anos. Com a ajuda de sua filha do meio, a cineasta Heloisa Passos, Eneida embarca em uma odisseia que tenta derrubar o muro que divide a família. O documentário acompanha todo o processo, e juntas, mãe e filha transitam por momentos de descobertas, esperanças, medos e incertezas.
Como escreve Elizabeth Bishop, em seu poema “Uma Arte”, Eneida exercitou a arte de perder – a arte de perder não tarda aprender. Eneida perdeu, mas não transformou isso numa tragédia. As vontades que deixou para trás, por força de sua condição feminina, forjaram a mulher que ela hoje é. Ao praticar essa arte, Eneida consegue agora pensar em seus desejos e propor a si própria novos caminhos.
FICHA TÉCNICA
Brasil, 2022, 79min
Direção: Heloisa Passos
Argumento: Heloisa Passsos e Leticia Simões
Roteiro: Heloisa Passos, Iana Cossoy Paro e Tina Hardy
Produção: Heloisa Passos, Eliane Ferreira, Tina Hardy e Pablo Iraola
Produção Executiva: Eliane Ferreira
Montagem: Tina Hardy
Direção de Fotografia: Heloisa Passos, abc, dafb; Hellen Braga, dafb; Julia Zakia, dafb
Fotografia Adicional: Janice D’ávila, abc e Rui Poças, aip
Som direto: Tales Manfrinato e Lucas Maffini
Design Sonoro: Alessandro Laroca e Eduardo Virmond
Trilha Original: Eduardo BiD
Com: Eneida Azevedo Passos e Heloisa Passos
Participações especiais: Juliana Schneider, Bruno Schneider, Luciane Passos, Álvaro Passos, Tina Hardy, Rose Verçosa e Ale Edelstein.
Sinopse: Eneida, 84, faz uma jornada rumo a seu passado, em busca da primogênita que não vê há mais de 20 anos. Com a ajuda de sua filha do meio, a cineasta Heloisa Passos, Eneida embarca nesta odisseia que tenta derrubar o muro que divide a família, transitando por momentos de descobertas, esperança, medos e incertezas.
Distribuição: Maquina Filmes e Taturana Mobilização Social
A partir do dia 02 de março, quinta-feira, às 19h, no Cine Bancários (Rua General Câmara, 424 – Centro Histórico – Porto Alegre | RS)
Fonte: Trombone Comunicação