Obras de arte já estão disponíveis para acesso público: Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro
Já está disponível para acesso público, online e gratuito parte do acervo das obras de arte produzidas por quatro artistas frequentadores da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro. A iniciativa, viabilizada graças a financiamento do FAC Patrimônio, digitalizou 200 trabalhos de quatro artistas (50 de cada um): Cenilda Ribeiro, Frontino Vieira, Luiz Guides e Natália Leite. Os materiais receberam tratamento de conservação preventiva (higienização, acondicionamentos e armazenamento adequados) e agora estão disponíveis pelo site https://artistasdofora.com.br/.
O projeto “Salvaguarda e Memória – Artistas do Fora na Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP)” foi produzido pelo antropólogo Mário Eugênio Saretta Poglia, com a participação voluntária do Núcleo de Transdisciplinar Arte e Loucura Tania Mara Galli Fonseca (NuTal) e o curso de Museologia, ambos da UFRGS.
O objetivo é promover a preservação do acervo, enfatizando a relevância do material, e sua inserção no recém fundado Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (MEOC-HPSP). Além disso, a iniciativa visa democratizar o acesso e estimular pesquisas sobre sua trajetória. A curadoria das obras é assinada por Barbara Elisabeth Neubarth e Blanca Luz Brites.
O site onde as obras estão disponíveis para o público utiliza o Repositório Digital Tainacan, software livre desenvolvido pela Universidade Federal de Brasília (UNB) e utilizado pelos museus vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e com mais de 800 instalação ativas. Considerado um dos sistemas mais adequados para a preservação, organização, documentação e comunicação de acervos museológicos na internet, permanecerá como base de dados para o MEOC no futuro.
Arte e a Saúde Mental – O projeto abre a possibilidade de novos olhares para pessoas atendidas em hospitais psiquiátricos. A preservação das obras permite a visibilidade dos ditos “artistas do fora”. Estes tiveram na Oficina um espaço de acolhida, respeito e produção de significado.
FICHA TÉCNICA DO PROJETO
PRODUÇÃO: Mário Eugênio Saretta Poglia
CURADORIA: Barbara Elisabeth Neubarth, Blanca Luz Brites
PRODUÇÃO EXECUTIVA E COORDENAÇÃO TÉCNICA: Pantheon Patrimônio e Cultura
MUSEÓLOGA PESQUISADORA: Aline Vargas
AUXILIAR MUSEOLÓGICO: Julia Ferreira
ASSESSORIA MUSEOLÓGICA: Elias Machado e Vanessa Aquino
Programa de Extensão “Museu Oficina de Criatividade (MEOC-HPSP): Diálogos Museológicos e Museográficos Sobre Arte e Saúde Mental” da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
BOLSISTAS DO PROGRAMA DE EXTENSÃO: Camila Casarotto Martins e Paula Reichelt
COORDENAÇÃO DA OFICINA DE CRIATIVIDADE: Tatiane Patrícia Souza da Silva
DIGITALIZAÇÃO: Sabiá Cultural
DESIGNER GRÁFICO: Juliana Costa
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Dona Flor Comunicação – Raphaela Donaduce
ASSESSORIA CONTÁBIL: DS3 Assessoria Contábil
FOTÓGRAFA: Gabriela Mincarone
APOIO: Curso de Museologia da UFRGS e Núcleo de Transdisciplinar Arte e Loucura Tania Mara Galli Fonseca (NuTal)
FINANCIAMENTO: O Projeto Salvaguarda e Memória – Artistas do Fora na Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro está sendo realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: Dona Flor Comunicação