Sistema Ocergs doa equipamentos à projeto de inclusão digital da UFRGS
O Sistema Ocergs fez uma doação expressiva de equipamentos de tecnologia da informação ao Parque Zenit, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Embora já estejam tecnologicamente defasados, os equipamentos – 28 computadores, 40 monitores, 8 microfones, 77 licenças e 35 itens diversos (cabos, fones, telefones, entre outros) – ainda podem ser de grande utilidade para o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da Universidade.
“Decidimos contribuir com essa iniciativa de inclusão digital porque valoriza o impacto social do cooperativismo na sociedade e contribui com a sustentabilidade, pilares que integram nosso planejamento estratégico para os próximos cinco anos, o RSCOOP150“, destaca o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.
A iniciativa faz parte de uma ação de inclusão digital que se encarrega de consertar as peças e entregá-las a entidades da sociedade civil. Funciona assim: as máquinas chegam por doações – neste caso, pelo Sistema Ocergs – e, depois da manutenção, são repassadas a Pontos de Inclusão Digital (PIDs), como escolas públicas, ONGs e outras instituições. Além disso, a ação viabiliza que jovens em vulnerabilidade social também aprendam a consertar e, com a experiência, trilhem caminhos profissionais na área.
A Ufrgs passou a compor a rede de CRCs espalhados pelo Brasil em 2018. Vinculada ao parque Zenit e ao Ministério das Comunicações do governo federal, a ação de recondicionamento compreende limpeza, manutenção, substituição de peças defeituosas, melhorias das condições de funcionamento, instalação de programas e testes e, finalmente, a doação. Esse trabalho é realizado por professores e bolsistas de graduação da Universidade.
O Parque Zenit – Parque Científico e Tecnológico da UFRGS começou a operar em 2012 com o intuito de fomentar o sistema de pesquisa, inovação e empreendedorismo da universidade através de novas ideias que transformem o setor produtivo e levem produtos e serviços inovadores à sociedade.
Fonte: Critério Resultado em Opinião Pública