Mostra reúne compositores/as e intérpretes da música de concerto na UFRGS
A mostra “Música em ação: composição e performance” reúne compositores, compositoras, intérpretes e grupos musicais entre os dias 1º e 4 de outubro, de terça a sexta-feira, no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A programação, gratuita e aberta ao público em geral, integra as comemorações dos 90 anos da instituição e tem direção artística dos professores Antônio Carlos Borges Cunha e Celso Loureiro Chaves.
A iniciativa pretende abrir um espaço regular, anual, para a apresentação de trabalhos autorais da música de concerto produzida no século XXI, privilegiando a comunidade interna à UFRGS, mas não só: a proposta é articular, no ambiente universitário, grupos e intérpretes também de outras instituições.
Neste ano, a programação apresenta recitais, colóquios e masterclasses, dos quais participam professores, estudantes e egressos dos cursos de Música da UFRGS, além de compositores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Destaca-se a vinda a Porto Alegre do Ensemble Novas Tríades, Conjunto de Música Atemporânea da UFSM, dedicado a tocar, gravar e difundir obras de autores e autoras brasileiros/as, especialmente aqueles/as atuantes no Rio Grande do Sul.
Além de mapear tendências da prática composicional atual, a mostra presta homenagem a dois professores que foram fundadores da classe de composição na UFRGS: Armando Albuquerque (1901-1986) e Bruno Kiefer (1923-1987).
O Centro Cultural da UFRGS abriga seis recitais: quatro deles, de terça a sexta-feira, às 19h; e dois no horário do almoço, às 12h30, na quarta e na quinta-feira. Acesse aqui a programação completa.
Os colóquios e masterclasses ocorrem na Sala Armando do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes. No dia 2, às 15h, o professor Paulo Rios Filho (UFSM) fala sobre sua produção composicional, com o título “Compor com subtração”. Na tarde seguinte, no mesmo horário, o professor Harry Crowl (Universidade Estadual do Paraná) aborda os desafios e oportunidades da carreira de compositor, bem como a relação compositor-intérprete. Ambos professores realizam masterclasses específicas para compositores no dia 4, às 10h e às 15h.
A primeira edição da mostra “Música em ação: composição e performance” é uma realização do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Música e o Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS.
O Centro Cultural da UFRGS está localizado na Rua Eng. Luiz Englert, 333; e o Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes, na Rua Professor Annes Dias, 112 – 15º andar. Toda programação é gratuita. Mais informações, bem como o link de inscrição para as masterclasses, estão disponíveis em ufrgs.br/difusaocultural.
MOSTRA MÚSICA EM AÇÃO: COMPOSIÇÃO E PERFORMANCE
De 1º a 4 de outubro, de terça a sexta-feira
Campus Central da UFRGS
Entrada gratuita
Mais informações: ufrgs.br/difusaocultural
Fonte: Departamento de Difusão Cultural – PROREXT/UFRGS
Ensemble Novas Tríades – Crédito: Paulo Barauna