Grupo São Pietro abre inscrições curso inédito de personal sênior com novo modelo de cuidado à pessoa idosa

A mudança da pirâmide etária é um dos principais desafios que o Rio Grande do Sul terá nos próximos anos. Com a confirmação que o RS será o estado com mais idosos no país, de acordo com dados do Censo 2022, cresce a necessidade de preparação específica para lidar com as demandas de um público que alcança 20,15% da população – com 60 anos ou mais. Por conta disso, o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas, em parceria com a Unisinos, está lançando um curso pioneiro de personal sênior para qualificar novos profissionais que querem trabalhar com o cuidado de pessoas idosas. As inscrições vão até dia 22 de maio e as aulas iniciam dia 23 de maio, em Porto Alegre.
A capacitação apresenta um novo modelo de cuidado da pessoa sênior, focando no desenvolvimento de habilidades essências para atuar em um mercado de trabalho de alta empregabilidade e que precisa de atenção específica. Com carga horária de 168 horas, o conteúdo programático traz módulos sobre fisiologia do envelhecimento, promoção do cuidado, cultura geracional e envelhecimento, novos negócios voltados ao público sênior, cuidado da pessoa sênior, cuidados paliativos, legislação, atividades práticas e mercado de trabalho do segmento, além de atividades práticas.
Para Luciano Zuffo, sócio-fundador do Grupo São Pietro, o curso surge em um momento chave do Brasil, que desperta atenção para questões do envelhecimento e o cuidado da pessoa idosa, e explora um segmento em ascensão.
“Estamos atentos ao mercado de saúde, suas mudanças, as oportunidades que surgem e, principalmente, as demandas que a sociedade tem em relação ao tema. Com novas perspectivas de cuidado e a necessidade de trazer um acompanhamento especializado para essa faixa-etária, é fundamental seguirmos expandindo nossas iniciativas e estabelecendo o Grupo São Pietro como referência em todas suas áreas de atuação”, destaca Zuffo.
Fonte: Martha Becker Connections
Crédito: Renan Constantin