Espetáculo “El Banquete” leva surrealismo e crítica social ao Galpão Floresta
A Escola Casa de Teatro tem a honra de apresentar o espetáculo El Banquete: um outro anjo exterminador, uma criação provocadora da mais recente turma do Curso de Formação de Atores. Dirigido por Everton Rodrigues e Larissa Sanguiné, a peça é livremente inspirada na obra cinematográfica O Anjo Exterminador (1962), de Luis Buñuel, e traz uma nova fábula cênica, ousada e contemporânea.
No palco, um banquete aparentemente inofensivo leva dez convidados a se verem inexplicavelmente presos em uma mansão decadente, onde as aparências começam a ruir e o comportamento humano se desintegra. Com o tempo, o cenário se torna um espaço de tensão, onde as convenções sociais se dissolvem e o grotesco toma conta, revelando os segredos mais profundos de cada personagem. Entre alianças desfeitas e egos em conflito, El Banquete propõe uma reflexão sobre o fim das máscaras sociais e o colapso da moralidade.
A peça não se limita a uma adaptação fiel do filme de Buñuel, mas reinventa o conceito central da obra, criando personagens inéditos que desafiam os arquétipos da elite e suas relações de poder. As figuras, inspiradas por ícones da cultura pop, são desenvolvidas através de composições corporais e narrativas inventivas, todas imersas em uma atmosfera de realismo fantástico, que perpassa a encenação. Usando recursos do distanciamento brechtiano, os atores estabelecem um diálogo direto com o público, discutindo questões sobre a natureza humana, o ego e o poder.
A trilha sonora é executada ao vivo pelo elenco, com composições autorais que evocam a latinidade do realismo fantástico, mesclando tangos portenhos, jazz e sonoridades experimentais. O resultado é uma experiência sensorial que acompanha o desenrolar da trama e intensifica seus conflitos.
O título El Banquete faz alusão ao mito do Anjo Exterminador, uma figura simbólica presente em diversas culturas e religiões, representando um fim inevitável, seja de desgraça, redenção ou transformação e convida o público a refletir sobre os limites da civilidade e os vícios da humanidade. EL BANQUETE é, ao mesmo tempo, uma celebração e um presságio: um novo banquete para o fim dos tempos.
Ficha Técnica
Direção: Everton Rodrigues, Larissa Sanguiné
Direção Assistente: Bruno Busato
Arranjos Sonoros: Everton Rodrigues
Orientação: Zé Adão Barbosa, Carlota Albuquerque, Eduardo Mendas, Everton Rodrigues, Gabriel Fachini, Jacqueline Pinzon e Larissa Sanguiné
Texto: O Elenco
Dramaturgia: Larissa Sanguiné
Elenco: Eduarda Stahlhofer, Eduarda Maack, Felipe F. Segal, Gabriel Pereira, Giovanna Lo Iacono, Guilherme Yan, Mariah de Aquino, Larissa Martins, Leandro Dias, Rafael Cassol
Criação e Operação de Luz: Vicente Vargas
Figurino: Victória Sanguiné e Titi Lopes
Cenografia: Ricardo Zigomático
Sonoplastia: Bruno Busato
Arte Gráfica: Giovanna Lo Iacono
Direção de produção: Leandra Kruger
Assistência de Produção: Alexei Goldenberg
Captação de Imagens de Divulgação: Larissa Sanguiné e Pablo Montiel
Edição Material Divulgação: Eduarda Stahlhofer e Larissa Martins
Edição Teaser: Pablo Montiel
Assessoria de Imprensa: Liane Strapazzon
Divulgação: Escola Casa de Teatro e o Elenco
Direção: Zé Adão Barbosa
Direção de Marketing: Ana Cristina de Oliveira
Coordenação Pedagógica: Larissa Sanguiné
Gerência Administrativa: Silvana Maia
Secretaria e Comercial: Tuany Aveline
Realização: Escola Casa de Teatro
Serviço
Espetáculo teatral El Banquete: um outro anjo exterminador, da Escola Casa de Teatro
Local: Galpão Floresta – Rua Conselheiro Travassos, 541
Datas e horários: 3 e 4 de outubro, às 21h; 5, 10 e 12 de outubro, às 19h e às 21h
Ingressos
R$ 60,00 (inteira)
R$ 30,00 (desconto para estudantes, idosos, classe artística e alunos da Casa de Teatro)
Bilheteira online: www.entreatosdivulga.com.br/elbanquete
Fonte: Rayuela Produções Culturais
Foto: Larissa Sanguiné e Pablo Moniel
