Programação especial da Libretos Editora na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre

Na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, a Libretos Editora está lançando 21 títulos em 17 dias do evento literário, entre poesia, conto, crônica, romance, ficção, memória, biografia, juvenil e infantil. De 31 de outubro a 16 de novembro, a editora marcará presença na Praça da Alfândega com a Banca 19, localizada na Rua dos Andradas. 

Fundada por Clô Barcellos, jornalista, designer e artista, e por Rafael Guimaraens, escritor e jornalista, a Libretos atua desde 2001 na área de memória e humanidades, sempre comprometida com a bibliodiversidade. Há 15 anos a Libretos participa da Feira do Livro de Porto Alegre com banca própria, provendo eventos de lançamento com atividades/debates de temas de todos os seus livros, incluídos na programação oficial da feira.

A gente vai se adaptando às mudanças culturais, sociais e climáticas”Fortemente impactada pela enchente de 2024, a editora perdeu 13.000 livros. “Nosso depósito foi duramente atingido. A população ajudou demais nas vendas que fizemos logo depois do catástrofe climática. Participamos de editais e, graças às políticas públicas, refizemos nosso estoque. Com muito trabalho e exercício de gestão. Procuramos apoio no coletivo, junto ao Clube dos Editores, junto ao Sebrae, onde houvesse oportunidades para recuperar ou aprender, a gente se lançava. E seguimos na resistência, acreditando no papel do livro, do leitor e da leitura como agentes de transformação social (a emblemática frase do educador e filósofo Paulo Freire “É preciso que a leitura seja um ato de amor” estampa a bolsa da Libretos), ressalta Clô.

Nesta edição, além de sessões de autógrafos, a Libretos vai promover encontros literários, debates, contações de histórias, apresentação teatral e roda de poesia. Confira a programação da editora durante a Feira. Maiores informações pelas redes www.facebook.com/libretoseditora, instagram @libretoseditora ou www.libretos.com.br.

01/11/2025 (Sábado)
Lançamento de A araucária e a gralha azul
em 4 idiomas
FÁG KAR S GSÓ TÁNH
The araucaria and the azure jay
Le pin du Paraná et la corneille bleue

18h – No Mercado das Histórias
Encontro com Ana Fonseca, Mauren Veras, Cacique Maurício Salvador, Fernando Gomes e Clô Barcellos
Assinaturas às 19h na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho

02/11/2025 (Domingo)
Lançamento de No Tear da história: Maria Helena Lopes
15h – Sala Vitrine de Lançamento – Clube do Comércio (Andradas, 1085, 4º andar)
Encontro com Juliana Wolkmer e Sérgio Lulkin
Venha conhecer a trajetória de uma das artistas mais importantes da história do teatro gaúcho: Maria Helena Lopes. Fundadora e diretora teatral do grupo Tear (1980-2002) – cujas encenações marcaram a história do teatro brasileiro –, e professora do Departamento de Arte Dramática (DAD) do Instituto de Artes da UFRGS por quase três décadas (1967-1994). Ela influenciou gerações ao desenvolver o seu ofício com rigor, sensibilidade e paixão.
Assinaturas às 16h na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho

03/11/2025 (Segunda)
Lançamento de Nega Lu – uma dama de barba mal feita
18h – Sala Vitrine de Lançamento – Clube do Comércio (Andradas, 1085, 4°andar)
Apresentação do livro de autoria de Paulo César Teixeira
Conheça a biografia de Nega Lu. Não era homem, nem mulher, também não era uma drag queen ou travesti. Então, o que era? Vivia com a irreverência e a coragem de uma dama de barba malfeita em uma ditadura militar e numa cidade extremamente conservadora, onde qualquer manifestação pública de afeto e sexualidade era vista como tabu. Cantora, atriz, dançarina clássica foi vanguarda no movimento pela diversidade de gênero.
Assinaturas às 19h na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho

04/11/2025 (Terça-feira)
Lançamento de EPA – SE ESSA ORLA FOSSE NOSSA
14h – Sala dos Jacarandás – No Clube do Comércio (Andradas, 1085, 2°andar)
Encontro com Milena Teixeira, Adriana Braga Guimarães e alunos da Escola Porto Alegre, autores do livro Se essa orla fosse nossa.
A EPA, Escola Porto Alegre, é uma escola de ensino fundamental municipal diferente, que tem como território a orla do Guaíba, a primeira região a ser atingida pelas enchentes na cidade e, agora, revitalizada. Este livro, segunda obra coletiva de alunos, direção e técnicos, fala sobre o direito constitucional à cidade. Distribuição gratuita.
Sessão de autógrafos coletivos às16h, na área central (distribuição gratuita)

05/11/2025 (Quarta-feira)
Lançamento de Caminho das Águas, uma viagem de bicicleta pela costa oeste da Lagoa dos Patos, após a enchente de 2024
15h30 – Auditório Erico Verissimo – No Clube do Comércio (Andradas, 1085, 2°andar)
Encontro com os autores Eduardo Seidl e Raphaela Donaduce Flores
Um diário, ilustrado sobre oito dias de viagem de bicicleta, por cerca de 500 km, pela costa oeste da Lagoa dos Patos, partindo de Porto Alegre até chegar a Rio Grande. Seguindo o caminho das águas em direção ao mar, no período imediatamente pós-enchente no Rio Grande do Sul, os dois viajantes registram o impacto na população na busca da elaboração de um trauma coletivo. O livro faz parte do projeto Caminho das Águas (Sedac Pnab/RS 2024).
Assinaturas às 17h na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho

05/11/2025 (Quarta-feira)
Lançamento de A divina quimera, de Eduardo Guimaraens Livro póstumo de Eduardo Guimaraens traz design de 1916.
17h – Sala Vitrine de Lançamento – Clube do Comércio (Andradas, 1085, 4°andar)
Debate com Maria Etelvina Guimaraens e Silvio Bento.
Edição em fac-símile dos poemas de Eduardo Guimaraens datados de 1916, em segunda edição, colorida e ilustrada, a partir da obra publicada pelo IEL/RS, em 1978. O diretor do Instituto Estadual do Livro e a neta e curadora do acervo do poeta conversam sobre a publicação deste “A divina quimera”, livro do simbolista gaúcho já publicado também em 1916 e 1944.

Na manhã desta mesma quarta-feira, dia 05, às 10h no IEL (André Puente, 318), é inaugurada a exposição de itens raros do poeta, A quimera de Eduardo, com curadoria de Maria Etelvina Guimaraens, que estará autografando o livro no local. A exposição fica aberta à visitação, com entrada franca até 05 de dezembro.

06/11/2025 (Quinta-feira)
Lançamento de A atualidade de Dyonelio Machado
17h30 – Sala dos Jacarandás– Clube do Comércio (Andradas, 1085, 2°andar)
Debate com Homero Vizeu Araújo e Jonas K. Dornelles e mediação de Rafael Guimaraens  
Como pode uma novela escrita em 1935, Os ratos, ainda manter sua atualidade 90 anos após seu lançamento? É o que tentaremos responder nesse evento, que também procura homenagear os 130 anos do nascimento de Dyonelio Machado. Escritor, médico e político, revela sua permanência tendo suas obras relançadas e reeditadas. Haverá também o lançamento de Memórias de um Pobre Homem (Libretos, 2025).

A Feira do Livro, icônico evento que Dyonelio sempre frequentou, será o lugar do debate que resgata sua obra e importância para a literatura. O evento tem um final musical, com pocket show com o carismático e essencial Nelson Coelho de Castro.

07/11/2025 (Sexta-feira)
Lançamento de 1937, Juliette em perigo!
18h – Sala Vitrine de Lançamento – No Clube do Comércio (Andradas, 1085, 4°andar)
Encontro com o autor Rafael Guimaraens
1937 – Juliette em perigo, de Rafael Guimaraens, é uma sequência do livro 1935. Desta vez, o repórter Paulo Koetz viaja a Buenos Aires e envolve-se em uma série de aventuras para proteger sua antiga namorada, a cantora Juliette Foillet, ameaçada por uma quadrilha de traficantes de escravas brancas.
Assinaturas às 19h, na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho

Capa Porto Alegre Arquitetura

08/11/2025 (Sábado)
Lançamento de Porto Alegre, arquitetura e contexto urbano, (1772-2018)
16h – Sala Vitrine de Lançamento – No Clube do Comércio (Andradas, 1085, 4°andar)
Com Helton Estivalet Bello, Luiz Merino de Freitas  Xavier e Ricardo Calovi
A abordagem da arquitetura e da evolução urbana de Porto Alegre, desde seus primórdios, em um período que já supera 250 anos. O trabalho realizado por dois professores, com a colaboração de mais de quase 40 pessoas, permite a percepção de um acervo arquitetônico, paisagístico e urbanístico. São 154 obras mais significativas da evolução da cidade como edificações, praças, parques e seus principais projetistas.
Assinaturas às17h, na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho

08/11/2025 Sábado
Lançamento de Bem de Boas
17h30 – No Mercado das Histórias
Um encontro com o autor Ronald Augusto e o ilustrador Eloar Guazzelli
Bem de boas são poemas com clima e humor da primeira adolescência diante das mudanças sociais e tecnológicas que todos estamos experimentando. O pano de fundo é o cotidiano escolar, lugar onde as interações e as emoções desses jovens são potencializadas. Ronald Augusto, o poeta, e Eloar Guazzelli, o artista, vão conversar sobre este feliz encontro, a arte de criar e fabular, a arte a e vida real.
Assinaturas às 19h, na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho

09/11/2025 (Domigo)
Lançamento de Sem tempo certo
– fotografias analógicas, personagens e cenários
15h – Sala Vitrine de Lançamento – Clube do Comércio (Andradas, 1085, 4°andar)
Bate-papo com Marco Nedeff e Rafael Guimaraens
Fotografias analógicas em preto e branco fazem parte de um recorte da vida profissional de Marco Nedeff em seus quase 40 anos trabalhando com a imagem. Apresenta uma seleção produzida entre os anos 1980/1990 que trazem uma atmosfera de estranhamento, sem identificação dos personagens ou lugares. E sem tempo certo. O analógico resistirá ao tempo digital?
Assinaturas às 16h na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho

09/11/2025 (Domingo)
Lançamento de A bruxa corcunda – depois de A Viagem da Bruxa, o assunto agora é bullying
15h – Território dos Parceiros
Contação da história com Celso Gutfreind, Martina Schreiner e Carmen Lima
Vocês já conhecem a bruxinha, antes mesmo de ela ficar corcunda! Desde A Viagem da bruxa, da seriedade à gargalhada e da feiura à beleza, quando ela conseguiu até mesmo ficar parecida com a fada, agora o assunto é bullying. Essa viagem que faz agora a bruxinha corcunda, da violência ao pensamento, é ainda mais importante. É o que ela mesma diz, do fundo de seu caldeirão, enquanto prepara o caldo bagunçado para um mundo menos feio. E até a fada concorda.
Assinaturas às 16h, na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho

10/11/2025 (Segunda-feira)
Lançamento de Reflexões sobre os efeitos climáticos catastróficos em 2024: RS, Resiliência & Sustentabilidade
17h – Sala Vitrine de Lançamento – Clube do Comércio (Andradas, 1085, 4°andar)
Debate com João Ferrer, Marcelo Danéris e Walter Collischonn 
Reflexões para a reconstrução do Rio Grande do Sul sobre os efeitos do desastre climático entre abril e maio de 2024, na forma de inspirações para futuras pesquisas. Ser resiliente e sustentável depende de escolhas técnicas e políticas, mas também de um pacto comum e um compromisso com o planeta. Após o debate, distribuição gratuita do livro aos presentes.
Assinaturas às 18h na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho

11/11/2025 (Terça-feira)
Lançamentos de Cidade imaginada, de Alexandre Brito e Afetos flutuantes, de Nora Prado
Versar e conversar é só começar – Encontro poético com Nora Prado e Alexandre Brito
17h – Sala Vitrine de Lançamento – No Clube do Comércio (Andradas, 1085, 4°andar)
Dois poetas se encontram. Alexandre Brito, com Cidade imaginada, e Nora Prado, com Afetos flutuantes, em uma troca afetiva e imagética. A poesia como uma forma para qualificar a vida. Pensar e sentir trazem respostas únicas e individuais. As palavras, trabalhadas com ritmo e visualidade, podem tratar de guerras, amores, instantes particulares e universais.
Assinaturas às 18h na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho

­­­11/11/2025 (Terça-feira)
Tributo a Mario Pirata
18h – No Mercado das Histórias
Roda de poesia, música e capoeira com artistas e coletivos que homenageiam o poeta
Lançamento simbólico do livro Ciomacio (Libretos, 2025), lançado em abril, com a presença de Mario Pirata. Promoção da Editora da UFRGS e Libretos Editora.

Capa – Conto de um homem só

12/11/2025 (Quarta-feira)
Lançamento de Conto de um homem só
18h – Sala Vitrine de Lançamento – No Clube do Comércio (Andradas, 1085, 4°andar)
Ternura e indiferença no universo masculino contemporâneo:
Debate com Guilherme Giugliani e Carlos André Moreira
O jornalista Carlos André Moreira e o escritor Guilherme Giugliani falam sobre o universo masculino que “parece pouco preparado para lidar com a vida contemporânea de modo saudável“. Giugliani apresenta a coletânea tematizando ternura, solidariedade, indiferença, estupro, incesto e erotismo. Entre os contos, segundo o escritor Raduan Nassar, estão obras-primas como “A queda de Kamchatka” e “Neve e mormaço”.
Assinaturas às 19h, na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho

13/11/2025 (Quinta-feira)
Lançamento de A saliva que umedece
18h – Sala Vitrine de Lançamento – No Clube do Comércio (Andradas, 1085, 4°andar)
– poesia lgbtqia+ ou apenas poesia?
Encontro com mariam pessah
A escrita como espaço da língua solta, que deslize e exceda a si mesma. O ponto de vista de uma pessoa lésbica, “feminiSTa mas não feminina”, em um mundo que “se entende dentro de binómios”. Para ax autorax mariam pessah a não binariedade vai além do tema sexo/gênero. A proposta é de uma linguagem livre de inibições, sem regras, seja por idiomas ou formalidade gráfica, que traga em si um posicionamento político.
Assinaturas às 19h, na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho

14/11/2025 (Sexta-feira)
Lançamento de Os Mbya Guarani
17h – Sala Vitrine de Lançamento – No Clube do Comércio (Andradas, 1085, 4°andar)
Indígenas são agentes importantes para a mudança cultural:
Encontro com Cacique Marcelino Kuaray Nhe’ery e Arno Alvarez Kern

Como os povos indígenas auxiliaram na formação de nossa cultura? O arqueólogo Arno Kern e o cacique Marcelino, da Aldeia Tekoá Kurity, vão tratar da participação dos aldeões mbya guarani nessa história e apresentar seu novo livro. Os Mbya Guarani hoje são considerados importantes agentes sociais para entender as mudanças culturais ocorridas há mais de dois mil anos. São a nossa herança social e cultural. 
Assinaturas às 18h, na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho

15/11/2025 (Sábado)
Lançamento de O livro encantado
14h – No Território dos Parceiros
Contação com a autora Fátima Farias, o ilustrador Gil Gomes e participação especial de Jhonatan Gomes.
Venha conhecer o menino e seu amigo pra lá de especial. Eles fazem com que a esperança se instale e todos passem a acreditar no futuro e aprender com o passado! Venha ver como é gostoso conhecer as maravilhas do mundo com o livro encantado!
Assinaturas às 15h, na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho

15/11/2025 (Sábado)
Lançamento de Baile das Letrinhas – agora uma peça de teatro!
16h – No Território dos Parceiros
Apresentação teatral com Deborah Finocchiaro e Júlia Ludwig
Quem quer brincar de teatro? Uma apresentação de Deborah Finocchiaro e Julia Ludwig do roteiro da peça Baile das Letrinhas! Venha cantar, dançar, atuar e contar histórias! Tem aventura intergalática, conversa com planetas e volta para casa de balão. Passeios pelos mares, desertos e aulas de natação. Tem muitas cenas, música pra acalmar e se divertir. Você também vai conhecer o querido gatinho Listrinha, o bebê e as letrinhas personagens. Vamos nessa?
Assinaturas às 17h, na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho

15/11/2025 (Sábado)
Lançamento de MAYA – mulheres que moldaram a história
18h – Sala Vitrine de Lançamento – No Clube do Comércio (Andradas, 1085, 4°andar)
Encontro literário com Hilda Simões Lopes e Fátima Torri
MAYA é um livro sobre mulheres fortes e combatentes, forjadas a ferro e fogo. Trata das figuras femininas à sombra dos donos do poder. Hilda Simões Lopes dá vida às vivandeiras, às mestras pioneiras e mulheres abastadas na antiga Província do Rio Grande dos tempos da escravidão ao final do século XIX. Um romance histórico sobre a poderosa Maya e seus ancestrais.
Assinaturas às 19h, na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho

Fonte: Simone Lersch – Assessoria de Comunicação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.