Orquestra Villa-Lobos estreia espetáculo Guatá Porã em Porto Alegre
A Orquestra Villa-Lobos estreia Guatá Porã (“belo caminhar”, em Mbyá Guarani) no Auditório Araújo Vianna, no dia 03 de dezembro, às 20h, com entrada franca. O espetáculo se inspira na cultura dos povos originários brasileiros, exaltando a sua conexão com a natureza e sua ancestralidade, e propõe reflexões diante da crise socio climática do planeta e a importância da preservação dos direitos e territórios dos verdadeiros donos dessa terra.
“O espetáculo é a culminância do projeto desenvolvido ao longo de nove meses por meio de ações de formação e vivências artísticas, envolvendo a orquestra, comunidades escolar e de aldeias indígenas”, explica a coordenadora e regente da OVL, Cecília Rheingantz Silveira.
O espetáculo contará com mais de 50 músicos e a participação de Marcelo Delacroix, Stephanie Soeiro e Coral da Aldeia Mbyá Guarani Floresta Sem Males e apresentará repertório variado, reunindo obras de Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Milton Nascimento, Jorge Ben, Chico Cesar, Giba Giba, Raul Ellwanger e de compositores da Amazônia e de povos originários, entre outros. No evento serão recolhidas doações de alimento não perecível que serão destinadas para a aldeia indígena. O espetáculo contará com intérprete de Libras.
Guatá Porã é um projeto contemplado no Edital SEDAC nº 28/2024 PNAB RS – Cultura e Educação e executado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Ministério da Cultura do Brasil.
SERVIÇO
O quê: Guatá Porã – Orquestra Villa-Lobos
Quando: 03 de dezembro, quarta-feira, às 20h
Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, 685)
Duração: 70min
Entrada franca Ingresso pelo link: https://bileto.sympla.com.br/event/112946/d/348082/s/2353658 (2 ingressos por CPF)
Fonte: CORE Comunicação
Crédito da Foto: Pedro Manoel Osório
