Jornal da Capital

Noticias/informações gerais sobre Porto Alegre

A TAG – Experiências Literárias ganhou a medalha de prata no LadAwards (Latin American Design Awards) pelo projeto gráfico da obra “A velocidade da luz”, que fez parte do Kit Curadoria enviado pelo clube de livros em 2019. O livro é de autoria do espanhol Javier Cercas e foi editado em parceria com a editora Globo. O LadAwards reconhece as melhores ideias e peças de design da América Latina, levando em consideração a inovação, o impacto e a criatividade dos projetos, e promovendo a indústria criativa e a comunicação visual no continente. O design próprio da TAG já se consagrou através de mais de 100 projetos gráficos exclusivos, dentre os quais 18 foram elaborados por designers do clube de livros.

O prêmio foi entregue em cerimônia que aconteceu na cidade de Lima, no Peru, na sexta-feira (28 de fevereiro). Receberam a medalha os criadores do projeto, os designers Bruno Miguell Mendes Mesquita e Paula Hentges, que contaram com a colaboração de Gabriela Heberle na criação. “A TAG busca ser referência no design editorial brasileiro e, receber um prêmio como o LAD, é uma forma de concretizar esse objetivo. Buscamos proporcionar uma experiência única para nossos associados, e por isso nos preocupamos com cada detalhe, desde o momento em que o associado recebe a caixinha em casa, até as suas interações em nossos aplicativos. O projeto gráfico é parte essencial dessa experiência e influência muito a percepção que os usuários têm sobre os livros”, afirma Bruno Miguell Mendes Mesquita.

 Sobre o projeto premiado – Para o projeto gráfico do livro “A velocidade da luz”, os designers buscaram traduzir em imagens a guerra que Rodney, personagem da história, ressalta. A capa traz uma imagem verdadeira de soldados durante a Guerra do Vietnã trabalhada a partir de uma técnica de inversão que resulta no negativo da foto, que também foi aplicada na luva do livro. “Assim temos um conjunto que remete à ideia de radiografia, presente no trecho do livro que diz: ‘Ao ler essas palavras delirantes, é forte a tentação de nelas reconhecer algo assim como o negativo de uma radiografia da mente de Rodney’. Dessa maneira, nosso projeto gráfico retratou a guerra de acordo com o ponto de vista de Rodney: brutal, impactante e bela”, completa Paula Hentges.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.