Festival online terá apresentação de mais de 50 artistas do estado
Um festival online, totalmente solidário e independente, será exibido no próximo domingo com a participação de mais de 50 artistas do estado. O RS Unido terá mais de 7 horas de duração e durante toda a transmissão estará incluído o QR Code da Rede de Banco de Alimentos do RS para que as pessoas possam fazer suas doações para a instituição. Essa rede atende mais de 30 municípios do estado gaúcho e, somente na capital gaúcha, mais de 300 entidades cadastradas. É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos.
O RS Unido é uma realização do coletivo Pandemônicos, um grupo de profissionais da Comunicação que se uniu, de forma voluntária, para realizar o festival. Segundo a diretora geral e autora do evento, a jornalista Vivi Bauer, esse coletivo é um presente num momento como esse, quando, muitos profissionais estão buscando formas de sustento. “Ter formado esse time faz a gente acreditar que podemos nos unir, mesmo em momentos difíceis, para realizar algo para quem está em situação gravíssima”. Ela acrescenta que, além da equipe, todas as pessoas que estão no RS Unido também compraram essa idéia de voluntariedade e estão participando de maneira solidária.
Além dos cerca de 50 músicos, que gravaram suas músicas autorais e no formato “em casa”, o festival também conta com a participação de mais de 40 personalidades, entre comunicadores, jogadores, atletas, jornalistas, atores, etc, que enviaram seus recados solidários, reforçando o quanto é importante a contribuição para a Rede de Banco de Alimentos do RS. A apresentação será do músico Carlinhos Carneiro e da diretora do Instituto Estadual da Música, Cida Pimentel.
Segundo Vivi Bauer, a participação de tantos músicos, artistas e personalidades demonstra o quão a sociedade civil pode fazer quando todos se unem. “Poder ter contado com tanta gente querida e talentosa, músicos que doaram e dedicaram seu tempo e seus trabalhos nos faz ter esperança e ao mesmo tempo um sentimento de gratidão”. Ela lembra que músicos e artistas em geral também estão passando por um momento difícil em função da paralisação de shows. “Eles foram os primeiros a parar e, provavelmente, serão os últimos a voltar. Por isto, faço um apelo para que, quando você assistir a uma live, faça também sua contribuição como se estivesse ido ao show do artista, onde você pagaria pela entrada”. Ela informa que em Porto Alegre, na rua dos Cataventos, na CCMQ, tem um ponto de recebimento de doações de alimentos e roupas, específica para os músicos.
O RS Unido será transmitido pelo canal de youtube dos Pandemônicos no próximo domingo, 14 de junho, a partir das 16h. Simultaneamente será exibido pela TVE e pela FM Cultura, apoiadores do festival. A diretora Vivi Bauer reforça que no próximo domingo a participação de todos será extremamente importante. “Faço um pedido para que a sociedade gaúcha se una em torno dessa ideia. As doações podem ser feitas conforme o bolso do doador – desde 1kg de alimento até a montagem de uma cesta com mais itens”.
SERVIÇO
FESTIVAL RS UNIDO
14 de junho
A partir das 16h
Transmissão: youtube.com/pandemonicos
Apoios: TVE e FM Cultura (exibirão o festival simultaneamente, em tempo real)
Realização: Pandemônicos