O espaço cultural Fora da Asa promove, nos dias 17 e 18 de outubro, o Festival Elas nas Artes, totalmente em ambiente online. A iniciativa pretende contribuir para a renda das artistas ministrantes e do espaço cultural neste ano de pandemia.

O evento é composto por oito oficinas, sendo todas ministradas por mulheres para mulheres. As atividades envolvem diferentes linguagens artísticas, como funk, cinema e fotografia. Entre as aulas, estão as voltadas para a área de criação, como a “Construção de personagens não bináries”, com a roteirista Gautier Lee, a de “Criação Musical”, com a compositora Clarissa Ferreira. O Festival também conta com atividades relacionadas à expressão corporal, a exemplo da oficina “Corpo-mãe: expressão corporal e funk”, de Camila Falcão e Manuela Miranda.

Apesar de serem compostas por uma  importante parte teórica, o foco será mais na prática, com exercícios, experimentações e criações artísticas. Cada oficina terá uma ou duas ministrantes e será adaptada ao contexto virtual tendo a duração aproximada de 120 minutos. Não é preciso ter conhecimento nas áreas para se inscrever.

O Festival oferece ainda bolsas com vagas  gratuitas que podem ser preenchidas por mulheres negras, indígenas, LGBTQI+ ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Cada oficina oferecerá uma ou duas bolsas. A seleção será feita a partir da justificativa e divulgada nas redes do Fora da Asa e por email para as participantes selecionadas. Os ingressos, a preços populares, bem como as inscrições para as bolsas, podem ser adquiridos pelo link do Sympla (https://www.sympla.com.br/festivalelasnasartes).

PROGRAMAÇÃO
17 de outubro
14h às 16h – Perspectiva feminista na Fotografia
16h às 17h – Construção de personagens não-bináries
18h às 20h – Corpo-mãe: expressão corporal e funk
20h às 22h – Poesia salva vidas! Por uma poética antirracista e de representatividade preta e periférica

18 de outubro
14 às 16h – Experiência cênica para mulheres
16h às 18h – Criação musical para mulheres
18h às 20h – Vozes latino-americanas: performance e poesia
20h às 22h – Mulheres tocando o terror: cinema de gênero e feminismo

 

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.