A partir de quinta-feira, dia 08, Trensurb volta a operar até as 23h20
A partir de amanhã, quinta-feira (8), os serviços da Trensurb retomam o horário de fechamento das estações até às 23h20. Desde 1º de março, em função da pandemia do novo coronavírus, o horário de fechamento das estações havia sido alterado para as 22h. A avaliação da empresa é que, apesar da demanda reduzida, diversos serviços voltaram a funcionar até mais tarde, gerando demanda de usuários após o horário atual de operação.
A oferta atual de trens não terá alteração: nos horários de pico são 25 trens rodando simultaneamente, muito próxima da oferta normal pré-pandemia, com até 26 trens simultâneos. No momento, de acordo com a área operacional, o serviço é suficiente para atender a determinação do Governo do Estado que limita a ocupação dos veículos em 50% de sua capacidade. A empresa informa, ainda, que realiza monitoramento constante da situação do sistema, posicionando trens reservas ao longo da via para que entrem em operação nos horários de pico em caso de necessidade.
Atenção para a prevenção
Por fim, com a continuidade da flexibilização das medidas de distanciamento e o aumento na demanda do metrô, é importante que os usuários busquem evitar os horários de pico quando possível. É importante também que os empregadores cumpram a orientação presente nos protocolos de distanciamento do Governo do Estado referente à flexibilização dos horários de entrada e saída do trabalho. O cumprimento dessas orientações evita que haja grande concentração de passageiros no transporte público em apenas alguns horários, possibilitando, dessa forma, que continue havendo condições de termos distanciamento seguro nos veículos.
Nova tabela horária – Com a ampliação do serviço de trens até às 23h20, serão mais três viagens de Porto Alegre a Novo Hamburgo, com intervalos de 26 minutos, assim como no sentido Novo Hamburgo-Porto Alegre. Aos sábados, o intervalo será de 26 minutos, após às 22h e domingos e feriados de 25 minutos.