Empresa de logística gaúcha investe R$ 140 milhões em nova matriz e centro de distribuição
Essencial para a saúde econômica do país, o mercado de logística e transporte de cargas recebeu uma sinalização contundente para a retomada da economia brasileira. No caso, é o anúncio da construção da nova matriz e centro de distribuição da Reiter Log, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. Com investimento de mais de R$ 140 milhões, a empresa adquiriu um área de mais de 130 mil metros quadrados junto ao Velopark, às margens da BR-386. O local é logisticamente estratégico, já que é de fácil acesso aos dois sentidos da rodovia, e a expectativa é que a unidade empregue 700 pessoas inicialmente, podendo chegar a 1.700 nesta unidade. Hoje a Reiter Log já gera mais de 1.600 empregos diretos.
Segundo Vinícius Reiter Pilz, CEO da Reiter Log, a construção da nova matriz e Centro de distribuição tem como objetivo proporcionar uma melhor estrutura aos seus colaboradores, além de, é claro, atrair outros clientes para que as empresas possam ter na estrutura da Reiter todo seu apoio logístico e solução completa de atendimento. “Hoje temos empresas que coletamos em suas fábricas, principalmente na região Sudeste, e fazemos a entrega até a ponta: supermercados, farmácias, padarias, agropecuárias, distribuidores. Inclusive clientes que não tinham grandes volumes de vendas no Sul do Brasil, com a capilaridade logística que a Reiter possui passaram a vender mais”, explica.
Com previsão de inauguração para dezembro de 2021, a construção da nova sede está sendo pensada para atender a todos os princípios de sustentabilidade. O objetivo é alinhá-la com os preceitos da gestão de ESG da empresa, a otimização de recursos hídricos e energia, assim como dar continuidade à já aplicada política de redução de CO². “Nos últimos anos investimos pesado em renovação de frota com foco em veículos menos poluentes”, complementa Vinicius.
A nova matriz e Centro de distribuição contarão, além do espaço para armazenagem, com cross docking para carga geral e de temperatura controlada: climatizada — para produtos que exigem alto controle como medicamentos, chocolates, sementes entre outros. Refrigerado, congelado e super congelado. No portfólio de serviços a Reiter também atende desde operações de carga viva, florestal até cargas de produtos perigosos.
Segundo Vanessa Pilz, nome à frente da área comercial e relacionamento com o cliente da empresa, ainda que com as incertezas que vieram de carona com a pandemia, o setor não parou um segundo. “É gratificante participar da concretização desse projeto que será essencial para suportar nosso crescimento e principalmente dar mais estrutura para nossa equipe e clientes. A jovem Reiter acompanha a realidade de inovação e cresce em ritmo de start-up”, avalia.
Fundada em 2008, a Reiter Log está presente nas estradas de todo o Brasil. Com mais de 15 endereços nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Alagoas a empresa oferece serviços de transportes também para Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.