Home Jornal da Capital Agenda No aniversário de Porto Alegre, Arthur de Faria conta a história musical...

No aniversário de Porto Alegre, Arthur de Faria conta a história musical da cidade destacando a obra de Dutra, Radamés, Lupi e Elis

259
0

Como parte das celebrações do aniversário de 250 anos da capital gaúcha, o Centro Cultural 25 de Julho convida o músico, compositor, arranjador e escritor Arthur de Faria para apresentar a história musical de Porto Alegre. Em palestra transmitida gratuitamente pelo canal do YouTube da instituição no dia 26 de março, sábado, às 19h30, ele resgatará a trajetória de quatro artistas que levaram o nome da cidade para o mundo.

São eles: Octávio Dutra, ícone da música popular do Rio Grande do Sul, cuja importância passa pela introdução do violão e do bandolim na sociedade gaúcha e pela liderança dos primeiros blocos carnavalescos de Porto Alegre; o pianista, compositor, arranjador e maestro Radamés Gnattali, um dos maiores responsáveis pela diluição das fronteiras entre erudito e popular no Brasil; o cantor e compositor Lupicínio Rodrigues, representante do samba-canção no país e autor de canções populares que vão de Se acaso você chegasse ao hino do Grêmio; além de Elis Regina, considerada por muitos a melhor cantora brasileira de todos os tempos e a voz de sucessos como Águas de marçoFascinação e Como nossos pais.

Sobre o ministrante
Arthur de Faria
 dedica-se há mais de três décadas a pesquisar a história da música de Porto Alegre o que lhe levou a publicar dezenas de ensaios, artigos, fascículos e livros sobre música popular – entre eles, 100 Anos de Música no RS Elis, Uma Biografia Musical. É doutorando em Literatura Brasileira pela UFRGS, com tese sobre Lupicínio Rodrigues, e já ministrou dezenas de cursos sobre música popular brasileira no Brasil, Argentina e Uruguai. Trabalhou 23 anos em rádio, produziu 28 discos, dirigiu 12 espetáculos e fez 53 trilhas para cinema e teatro. Faz parte do coletivo teatral Ultralíricos, de Felipe Hirsch, lidera a Tum Toin Foin Banda de Câmara e integra o duo Música Menor com o argentino Omar Giammarco. Por 20 anos, esteve à frente do Arthur de Faria & Seu Conjunto, com quem lançou seis de seus 20 álbuns, EPs e singles de material inédito e tocou em meia dúzia de países.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – MÚSICA
Palestra Dutra, Radamés, Lupi e Elis: de Porto Alegre para o mundo
Com o músico, compositor, escritor e produtor musical Arthur de Faria
Dia 26 de março, sábado, às 19h30
Gratuito, pelo canal YouTube do Centro Cultural 25 de Julho (www.youtube.com/c/CentroCultural25deJulhoPOA)

Durante a transmissão, o Centro Cutural 25 de Julho estará arrecadando contribuições espontâneas para a Casa do Artista Riograndense, entidade não governamental, sem fins lucrativos, que serve de moradia para artistas com mais de 60 anos em situação financeira instável. As doações podem ser feitas para: Banrisul (041), Agência 0062, Conta corrente 06011 348.0.8 ou Pix para o CNPJ 88316336000109.

Fonte: Jéssica Barcelos Comunicação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here