A invasão de emojis na campanha da Escala para Detran RS
É possível usar humor para falar de um assunto sério? A campanha da Escala para o Detran RS mostra que sim. Mas vamos começar pelo problema: segundo dados do Observatório Nacional do Trânsito, 30% dos acidentes de trânsito envolvem o uso do celular. Não é pouca coisa. Quase 1 em cada 3 acidentes se dão por esse motivo.
Para advertir os motoristas sobre o perigo, a Escala criou uma campanha publicitária apoiada em uma metáfora visual forte e um bom conceito. Um motorista dirige normalmente até que emojis começam a pipocar dentro do carro. Aos poucos, as figuras engraçadinhas tomam conta do veículo, atrapalhando a visão e sufocando o motorista. De certa forma, é a sensação que todos temos diante do excesso de informação recebida todos os dias através dos smartphones. O conceito é pontual: A vida é mais urgente do que qualquer mensagem.
Além do comercial de televisão e das peças de OOH, mobiliário urbano, jornal, rádio e digital, a campanha conta com ações de impacto. Na Expointer, nesta semana, um ginete irá invadir uma pista de competição com um celular na mão, mostrando que o celular prejudica a concentração. E em diversos pontos do Estado, serão expostos carros amassados, com um balão de mensagem de aplicativo sobre eles. Já nas redes, uma ação vai mostrar os influenciadores Duda Garbi, O Boleiro e Carol Sanches “se acidentando” enquanto produzem seus conteúdos, como se um motorista imprudente estivesse dirigindo enquanto assistia aos vídeos.
Alguém já disse que o humor não é o contrário do sério, mas o contrário do chato. A campanha da Escala para o Detran RS é mais uma evidência disso.
FICHA TÉCNICA
Agência: Escala
Cliente: Detran RS – Governo RS
Produto: Institucional – Educação para o Trânsito
Campanha: Celular – A vida é mais urgente do que qualquer mensagem Aprovação Cliente: Detran RS: Eduardo Augusto Manica/ SECOM RS: Natacha Gastal
Negócios e Atendimento: Débora Masiero e Rafaela Franco
Diretora de Planejamento: Renata Schenkel
Planejamento: Débora Masiero e Calvin Wallau
Direção Executiva de Criação: Roberto Lopes
Direção de Arte: Guilherme Bongiolo Redação: Josué Orsolin
Direção de Criação de Conteúdo: Bruna Dahmer
Equipe de criação: Letícia Baldin, Camila Pereira, Heloísa Giusti
Mídia: Ana Fernandes
Estratégia de Influenciadores: Escala
Gestão de Influenciadores: Escala e Pulso
Produção gráfica e eletrônica: Gisele Pereira, Luciano Franczak, Lucirene Barros
Produtora de vídeo: Casa Átomo
Fonte: Miltinho Talaveira – Head de Estratégia Criativa
Detran RS Agencia Escala Divulgação
