Home Jornal da Capital Cultura “1ª Mostra Umbu das Artes” vai exibir 14 produções audiovisuais de grupos...

“1ª Mostra Umbu das Artes” vai exibir 14 produções audiovisuais de grupos teatrais na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre

654
0

Em uma iniciativa inédita, produções audiovisuais gaúchas criadas por grupos teatrais durante a pandemia irão ganhar a telona.  De 25 de novembro a 1º de dezembro, a 1ª Mostra Umbu das Artes vai exibir na Cinemateca Capitólio 14 obras produzidas para exibição pela internet, incluindo curtas, médias e longas-metragens. Também haverá atividades gratuitas, como debates e a instalação Edifício Cristal. As atividades marcam a estreia da Umbu – um coletivo de produtoras e artistas de teatro de Porto Alegre, que organiza o evento.

A programação terá sucessos de público e crítica, como A Mulher Arrastada9 Saias e Colapso: Terra em Chamas (25/11, 17h); Palácio do Fim e Ícaro – sobre o processo de criação (26/11, 19h); Invisíveis – Histórias para Acordar e Hipergaivota (27/11, 19h); Classe CordialA Vó da Menina e Desmedida Noite (28/10, 19h); A Fome e Derrota (30/11, 19h); e A Mãe da Mãe da Menina e 2068 (1º/12, 19h). Trabalhos que investigam sua relação com o cinema, desbravando o meio virtual como possibilidades de novas linguagens artísticas. Expressões das artes cênicas que, por meio de diferentes ferramentas, encontram a sala de cinema como janela de contato com o público, de forma segura e presencial.

#papoUmbu, que não terá cobrança de ingresso, vai tomar o foyer do segundo andar da Cinemateca Capitólio durante as tardes. As rodas de conversa vão unir profissionais de teatro e do audiovisual envolvidos nas obras da mostra, além de cineastas e desenvolvedores de plataforma para discutirem os processos, dificuldades e possibilidades de criação.

O PROJETO –   A 1ª Mostra Umbu das Artes nasce com a proposta de alimentar a perspectiva e o estímulo ao desenvolvimento das cadeias produtivas da cultura, das competências criativas e da formação de mercados, assim como de atender a um público que por muitos meses não pôde frequentar as salas de espetáculo.

Essa edição conta com produções que abordam diferentes temáticas, como direitos das pessoas com deficiência e idosos, memória e verdade, população negra, pessoas em situação de rua, mulheres, direitos humanos e segurança, proteção aos defensores de direitos humanos, direito à participação política, combate à tortura, situação prisional, democracia, saúde mental, cultura, liberdade e educação. O evento tem parceria com a Cinemateca Capitólio – Coordenação de Cinema e Audiovisual e Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria de Cultura de Porto Alegre.

A UMBU –    Em março de 2020, quando os profissionais de teatro tiveram o próprio ofício paralisado pela pandemia, os artistas Adriane Mottola, Guega Peixoto, Lauro Fagundes, Letícia Vieira, Liane Venturella, e Sandra Possani se reuniram e iniciaram diversos encontros remotos provocados pela necessidade de entender o novo contexto em que o mercado das artes cênicas se encontrava, criando a Umbu como um espaço de trocas, apoio e crescimento.

PROGRAMAÇÃO
25/11, quinta-feira
17h – #papoUmbu (gratuito)
19h (classificação etária 16 anos) – A Mulher Arrastada (35min), 9 Saias (Cia. Stravaganza – 45min) e Colapso: Terra em Chamas (Centauro Produções – 25min)

26/11, sexta-feira
15h – #papoUmbu (gratuito)
17h (classificação etária 14 anos) – Palácio do Fim (Cia. Incomode-Te – 90min) e Ícaro – sobre o processo de criação (35min).

27/11, sábado
17h – #papoUmbu (gratuito)
19h (classificação etária 16 anos) – Invisíveis – Histórias para Acordar (Companhia de Solos & Bem Acompanhados e Casulo – Núcleo de Artes Performáticas – 39min) e Hipergaivota (Coletivo Errática – 50min).

28/11, domingo
17h – #papoUmbu (gratuito)
19h (classificação etária 14 anos) – Classe Cordial (Companhia Nômade e Companhia de Solos & Bem Acompanhados – 28min), A Vó da Menina (Projeto Gompa – 54min) e Desmedida Noite (Cia. Rústica – 40min).

30/11, terça-feira
17h – #papoUmbu (gratuito)
19h (classificação etária 16 anos) – A Fome (Cia. Espaço em Branco – 60min) e Derrota (Projeto Gompa – 35min).

1º/12, quarta-feira
17h – #papoUmbu (gratuito)
19h (classificação etária 12 anos) – A Mãe da Mãe da Menina (Projeto Gompa – 70min) e 2068 (Máscara EnCena – 53min).

SERVIÇO
QUANDO: De 25/11 a 1º/12 – horários na programação acima
ONDE: Cine Capitólio ( Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico, Porto Alegre)
QUANTO: R$ 16,00 – pagamento somente em dinheiro, a bilheteria abre 30 minutos antes das sessões
DESCONTOS: meia-entrada para a classe artística mediante comprovação de registro profissional, municipários e aplicação de todos os descontos previstos em lei (pessoas com mais de 60 anos com carteira de identidade; pessoas com deficiência e um acompanhante, mediante cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da pessoa com deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS); jovens de baixa renda com comprovante ID e doadores de sangue com carteira de comprovação).

EXIGÊNCIAS SANITÁRIAS PARA ENTRADA NA SALA DE CINEMA: apresentação de comprovante vacinal e uso de máscara.
Site: www.capitolio.org.br 
Instagram: @arte_umbu

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here