A 26ª edição do Liquida Porto Alegre derrete os preços da Capital

A 26ª edição do Liquida Porto Alegre, realizada pela CDL Porto Alegre entre sexta-feira, 24 de fevereiro e 5 de março, marca o final da primeira grande temporada de liquidações do ano. Com o propósito de movimentar o comércio, gerar arrecadação e empregos e promover o ambiente de negócios da Capital, esta é considerada uma importante entrega da CDL POA para toda a economia da Cidade e, principalmente, para os pequenos varejos. O Liquida Porto Alegre, idealizado em 1997, é a mais longeva campanha de mobilização do comércio do Brasil.

Segundo o presidente da CDL POA, Irio Piva, o Liquida, além de fortalecer a economia no mês de fevereiro, considerado o de menor fluxo de vendas, representa uma oportunidade valiosa para o hiperlocalismo: “é um excelente momento para os consumidores buscarem os comércios de bairro e fortalecerem suas comunidades locais, assim como, para os lojistas estarem mais próximos de seus clientes e compreenderem mais a fundo suas necessidades“.

Dados da 26ª edição do Liquida Porto Alegre
Nesta edição, estão participando do Liquida Porto Alegre 4.895 estabelecimentos, quantidade superior à marca de 2022, quando o número ultrapassou 4,6 mil lojas. Acima de todas as demais edições, com exceção de 2020, um marco importante no cenário de pós-pandemia. Em 2023, o Liquida Porto Alegre terá 13,5% de novas lojas inscritas. Ainda, 37% dos estabelecimentos participaram das quatro últimas edições. As lojas de rua representam 69%. Neste ano, houve uma maior adesão dos centros comerciais e shoppings, com 31% dos participantes. As lojas do Liquida que possuem presença digital somam 74%. Os bairros com maior concentração de participantes são o Centro Histórico, Passo D’Areia, Floresta, Sarandi e Cristal, com destaque para o Centro que cresceu 25%. As ruas com maior número de lojas são Assis Brasil, Cristovão Colombo, João Wallig, Andradas e Protásio Alves, com maior crescimento na Avenida João Wallig, 35%. As maiores redes aderentes pertencem ao segmento de farmácias.

Com um total de 32 segmentos, ganhou destaque no 26º Liquida Porto Alegre o setores de vestuário (15% das lojas), farmácias (9%), alimentação (7%), joalherias e óticas (6%), móveis e colchões (6%), automotivo (5%). Em franca expansão na Campanha, marcam relevante presença os segmentos de Bicicletas (+1900%), Limpeza e Higiene (+1100%), Imobiliário (+220%), Viagem e Turismo (+167%) e Lavanderia (+127%). Algumas singularidades estão presentes nesta edição, como a participação de bares badalados da cidade, uma empresa de treinamento corporativo náutico, escolas de idiomas, artigos religiosos, games, skate, viagens e turismo, cafeterias, vinhos, saúde e bem-estar, entre outros. Todos podem ser encontrados na busca da página do Liquida Porto Alegre.

Campanha
Diferentemente das últimas edições, nas quais o Carnaval era o foco, o conceito deste ano se apropriou da expressão “Forno Alegre”, comumente conhecida entre os porto-alegrenses, para adaptar as peças produzidas. No mês de fevereiro, inclusive, Porto Alegre esteve listada entre as cidades mais quentes do planeta, de acordo com o portal hot cities world.

Esta é a primeira campanha da agência Integrada desenvolvida para a CDL POA. “Partimos da ideia de preços realmente diferenciados, no momento em que a cidade volta a pleno e que ainda está muito quente pelo verão. Unimos isso ao conceito “forno alegre” que é naturalmente utilizado pelos porto-alegrenses. Assim, nasceu o conceito aproveitando esses preços derretidos e o clima da cidade“, explica Fernando Silveira, CEO da Integrada.

De acordo com Silveira, a partir do Key Visual, a campanha foi sendo desmembrada em formato de e-mail marketing, cards para WhatsApp, template em formato de ppt para apresentações, cartazes e e-book com dicas sobre as melhores práticas para vender mais durante o período. Para o público em geral, foram desenvolvidos VT, jingle, busdoor, site, spot para rádio e redes sociais.

Fonte: CORE Comunicação & Relacionamento

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.