A Misa Criolla, consagrada obra de Ariel Ramirez, será apresentada no Sonoridades do CHC Santa Casa dia 11 de maio

O projeto Sonoridades recebe dia 11 de maio uma programação muito especial no CHC Santa Casa: o Coro da Santa Casa acompanhado dos coros da APCEF e do Grêmio Náutico União para a apresentação única da Misa Criolla, de Ariel Ramirez, composta por músicas latino-americanas e músicas gaúchas. O concerto terá a direção musical do Maestro João Fernando Azambuja de Araujo e direção cênica de Daniel Colin. Além disso, a apresentação contará com a participação especial do tenor Eduardo Biguelini, como solista, e da Orquestra Típica dos Pampas.

O Sonoridades, que inicia seu terceiro ano no CHC Santa Casa, é uma unanimidade entre o público, apresentando artistas e grupos do Brasil e exterior em espetáculos diferentes, seja na formação dos grupos, na diversidade de sotaques, na estética ou formato. O projeto tem fina curadoria e vem sendo um deleite para aqueles que apreciam qualidade e diversidade musical. A programação de 2025 abriu em grande estilo, com um concerto de Vagner Cunha e Orquestra FORMA. Esta próxima edição será em homenagem às vítimas da enchente de 2024 e tem a realização da LIGA Produção Cultural e do CHC Santa Casa. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na plataforma Sympla.

A Misa Criolla é uma obra musical icônica do compositor argentino Ariel Ramírez, composta em 1964. Reconhecida como uma das mais importantes obras da música sacra latino-americana, combina elementos religiosos com ritmos folclóricos da Argentina e instrumentos tradicionais dos Andes. A peça foi criada em um momento histórico marcado pelo Concílio Vaticano II, que permitiu o uso de línguas vernáculas na liturgia católica, substituindo o latim. É composta por cinco partes litúrgicas, cada uma representando um ritmo típico de diferentes regiões da Argentina:

-Kyrie, Baguala-Vidala (Tucumán); Gloria, Carnavalito (Andes); Credo, Chacarera trunca (Santiago del Estero); Sanctus, Carnaval Cochabambino (Cochabamba, Bolívia); Agnus Dei, estilo Pampeano (La Pampa). Esses ritmos são acompanhados por instrumentos tradicionais como charango, quena e bombo legüero, além de piano e percussão. O texto litúrgico foi traduzido para o espanhol pelos padres Alejandro Mayol e Jesús Gabriel Segade.

Ariel Ramírez começou a criar a Misa Criolla após conhecer duas irmãs alemãs, Elisabeth e Regina Brückner, que ajudaram prisioneiros durante o regime nazista. A missa reflete sua pesquisa sobre os ritmos folclóricos sul-americanos, aprofundada durante suas viagens pelo continente. A primeira gravação foi realizada em 1964 pelo grupo folclórico Los Fronterizos, com direção do próprio Ramírez. Desde então a obra ganhou projeção internacional e foi interpretada por artistas renomados como José Carreras, Mercedes Sosa e Plácido Domingo.

Fundado em 1993, o Coral da Santa Casa é parte integrante do Centro Histórico-Cultural da Instituição. Atualmente regido pelo maestro João Fernando Azambuja Araújo, o grupo já esteve lado a lado com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), UNISINOS, Orquestra SESI-FUNDARTE, executando obras como a Nona Sinfonia de Beethoven, Réquiem de Verdi, Glória de Vivaldi, peças de compositores russos, além de participações em eventos renomados como o Natal Luz em Gramado e Canela. Destaca-se também a participação no Ameride, um concerto internacional na cidade de São Lourenço, Minas Gerais. O maestro João Fernando Azambuja de Araújo começou seus estudos na escola da OSPA em 1983. Formou-se em regência em 1992 e tem pós-graduação em educação musical.

Assinando a direção cênica está outro craque das artes: o renomado diretor teatral Daniel Colin. Integrante-fundador do grupo Teatro Sarcáustico, em Porto Alegre/RS, desde 2004, Colin recebeu mais de 20 prêmios, entre Açorianos de Teatro, Tibicuera de Teatro Infantil, Braskem em Cena, RBS Cultura e Trajetórias Culturais. Tem expertise em direção, atuação e dramaturgia em espetáculos de diversos tamanhos e gêneros. Esteve dez anos à frente de grandes espetáculos no Natal Luz de Gramado. É Professor substituto (DAD-UFRGS) e ex-professor convidado da Pós-Graduação Lato Sensu / Especialização – Artes Cênicas (CENSUPEG).

FICHA TÉCNICA
Idealização e direção musical: Maestro João Fernando Azambuja de Araujo
Direção cênica: Daniel Colin
Vídeos: Jana Castoldi
Com Coral da Santa Casa, Coral APCEF, Coral do Grêmio Náutico União e Orquestra Típica dos Pampas

Equipe CHC Santa Casa e Liga Produção Cultural
Coordenadora do CHC: Denise Viana
Produção: Fernando Paim, Jennifer Ribeiro, Tatiane Mendonça, Rafael Rodrigues
Equipe técnica (CHC): Abner Roque de Souza Borba, Alexsander da Costa Silva
Direção LIGA: Dedé Ribeiro e Luiza Pires
Direção de produção LIGA: Francisco Dittrich
Produção LIGA: Debi Mayer, Fernanda do Carmo Pereira e Lu Lauda

MISA CRIOLLA
Dia 11 de maio, às 17h
Teatro CHC Santa Casa – Av. Independência, 75
Entrada franca com retirada de ingressos na plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/chcsantacasa

Fonte: Bebê Baumgarten Comunicação
Misa Criolla – Fotos: João Mattos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.