Home Jornal da Capital É Notícia Abertas as Inscrições para a Oficina de Interpretação de Mitos e Símbolos...

Abertas as Inscrições para a Oficina de Interpretação de Mitos e Símbolos presentes nas Obras Audiovisuais

359
0

A Secretaria da Cultura do RS (Sedac), através do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), abre as inscrições para a oficina Interpretação de Mitos e Símbolos presentes nas Obras Audiovisuais, que integra o projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 6 de fevereiro pelo link da bio do Instagram @ieciners.

Coordenada pelo jornalista e pesquisador Danilo Fantinel, a oficina será realizada em nove encontros, de 7 a 25 de fevereiro de 2022 (nas segundas, quartas e sextas), das 14h às 17h30min, num total de 30 horas, em formato virtual, pela plataforma Zoom.

A oficina pretende oferecer formas de interpretação de filmes do cinema pela perspectiva do imaginário. Serão abordados os sentidos que enriquecem filmes cinematográficos, mas que nem sempre são visíveis na grande tela. Apresentará, ainda, noções e conceitos fundamentais para a interpretação fílmica na perspectiva dos estudos do imaginário, corrente teórica surgida na antropologia francesa, na década de 1960, e que hoje se alastra por áreas do conhecimento como literatura, artes, educação e comunicação.

Durante o curso, serão observadas noções acerca do imaginário humano de modo a compreendê-lo, relacionando-o a concepções de imagem e imaginação, do simbólico e do mítico, do sagrado, cultural e artístico, chegando ao midiático e ao fílmico.

“Filmes do cinema são compostos por imagens em movimento, porém elas guardam em si sentidos derivados de outro tipo de imagem: as imagens simbólicas e imateriais constitutivas do imaginário humano. Neste curso, ofereceremos percursos para a interpretação dos conteúdos do imaginário que instigam obras do cinema e que dão a elas sentido simbólico e potencialmente mítico. Entender o simbolismo intrínseco a um filme permite compreendê-lo mais profundamente”, salienta Danilo

Ministrante – Jornalista, mestre e doutor em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS, Danilo Fantinel fez estágio doutoral na Université Jean Moulin Lyon 3 com bolsa oferecida pelo Programa Capes-PrInt. Sua tese sobre mitocrítica fílmica é uma proposta teórico-metodológica para a pesquisa em cinema na perspectiva dos Estudos do Imaginário. Danilo ministrou cursos de extensão sobre cinema, atuou como professor substituto no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e como docente do Centro Universitário Fadergs. Integrou as equipes de Zero Hora e do Portal Terra. Foi subeditor do portal clicRBS, editor online das rádios Atlântida e Itapema FM e repórter das revistas Vida Simples e Veja Porto Alegre, da editora Abril. É integrante do Imaginalis – Grupo de Pesquisa sobre Comunicação e Imaginário (CNPq/UFRGS), do Centre de Recherches Internationales sur I’Imaginaire (CRI2i) e da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). É editor do website Cinematron.

O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal. Apoio: Cinemateca Paulo Amorim.

Observação
O coordenador da oficina sugere que sejam assistidos previamente os filmes:
“2001 Uma Odisseia no Espaço”
“Um Corpo que Cai”
“Cidadão Kane”

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here