O Acampamento Farroupilha, que a cada setembro reúne cerca um milhão de pessoas no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, ganha novo formato em 2020. Em decorrência da pandemia da covid-19 e as respectivas orientações de saúde pública que proíbem a formação de aglomerações, o evento será online, de 13 a 20 de setembro.

O projeto do Galpão Virtual Universo Gaúcho foi apresentado na segunda-feira, 03 de agosto, em videoconferência que contou com a participação de representantes do Executivo Municipal, do Movimento Tradicionalista Gaúcho e da Fundação Cultural Gaúcha. “A proposta é realizar um evento com uma nova ideia, conceito renovado e maior amplitude, explica o presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas e também vice-presidente de Administração e Finanças do Movimento Tradicionalista Gaúcho, César Oliveira. Na sua opinião, Galpão Virtual tem potencial para, no ambiente virtual, repetir e superar o sucesso que é presencialmente, tanto em termos quantitativos como qualitativos. “Online, as barreiras físicas e geográficas são superadas e as estratégias disponíveis de divulgação e segmentação são diversas e efetivas”, explica.

Para isso, uma ampla programação está sendo organizada, reunindo na área artística grandes nomes da música gaúcha. Também estão previstas oficinas com temas como gastronomia, dança, cutelaria, artes plásticas, vaca parada e artesanato, entre outras. A princípio, a Casa do Gaúcho, localizada no Parque da Harmonia, será central de onde todas as transmissões serão realizadas. A proposta é montar no local uma estrutura que reproduz o conceito de grandes estúdios cenográficos, produzindo conteúdo que ficará como legado e patrimônio audiovisual.

Participaram da videoconferência, também, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior; o presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Giovani Tubino, o vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha do MTG, Maxsoel Bastos; o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse; o procurador-geral adjunto de Contratos, Albert Abuabara; a coordenadora do Escritório de Eventos, Natália Medeiros, e técnicos da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Meio Ambiente

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.