Home Jornal da Capital É Notícia Afrofuturismo é tema de talk no Farol Santander

Afrofuturismo é tema de talk no Farol Santander

390
0

O futuro da população negra é tema da quarta edição do CEIA Talks. Organizado pelo hub criativo CEIA (Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Arte), o bate-papo ocorrerá no próximo dia 30 (quarta-feira), às 19h30, no Átrio do Farol Santander Porto Alegre. No encontro, a temática abordada será: “Afrofuturismo: Tendências, Inovação, Arte e Afroempreendedorismo” e contará com mediação da pesquisadora, educadora e curadora de arte Daniele Barbosa, que terá a companhia de Patrícia Carneiro, Diretora de Equidade racial e futuros da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), e Suelen Melo, produtora cultural e pesquisadora musical.

O evento será presencial mediante convites, que terão limite de 30 unidades e estarão disponíveis gratuitamente no site www.sympla.com.br/ceia. O CEIA Talks contará com intérprete de libras. Não será permitida a entrada de pessoas sem a confirmação feita via Sympla. Além disso, é obrigatório o uso de máscara no local e respeito ao distanciamento.

A quarta edição do CEIA Talks terá a presença do público no Átrio do Farol Santander para participar de perto – mas nem tanto – de um debate tão necessário. Nos preparamos e criamos rigorosos protocolos para receber todos com segurança. E, assim como em edições anteriores, trouxemos para discussão outro tema relevante e que merece ser discutido, além de personagens locais com ricas contribuições, contar suas histórias e apresentar ideias para construir um futuro melhor”, destaca Thaís Carreires, head do CEIA.

Afrofuturismo
O termo Afrofuturismo surgiu entre as décadas de 1960 e 1970, tendo como precursor o jazzista americano Sun Ra (1914-1993), que nos anos 1960 fazia música futurista inspirada na “filosofia cósmica”. Contudo, o termo foi utilizado apenas na década de 1990, através do ensaio “Black To The Future: Ficção científica e Cybercultura do século XX a Serviço de uma Apropriação Imaginária da Experiência e da Identidade Negra”, de Mark Dery, crítico cultural americano, que contou com colaboração de três intelectuais negros, os escritores Samuel Delany, Greg Tate e Tricia Rose.

Além do afrofuturismo, o talk também falará sobre afroempreendedorismo, pois há elementos afrofuturistas nas ideias e práticas unidas às mobilizações do afroempreendedor como o “Black Money”, por exemplo. Um dos objetivos do talk é abrir discussão sobre o entendimento do que é afroempreendedorismo, sua relevância cultural e econômica, seu mercado.

CONVIDADOS

Patricia Carneiro/Arquivo pessoal

Patrícia Carneiro: Publicitária com mais de 20 anos no mercado, é Senior Planner do núcleo de causas da CasaLab digital de São Paulo e Diretora de Equidade Racial e Futuros da ARP. Além disso, co-criadora do coletivo de influenciadores negros @ospowerscreators e co-founder do Grupo de Planejamento do RS. Criadora de conteúdo sobre Nova influência, Marketing digital, protagonismo negro, negócios colaborativos, empreendedorismo feminino e inovação social.

Suelen Melo – Crédito: Pyetra Salles

Suelen Melo: Co-Fundadora da Turmalina, coletividade que articula criadores negros em diálogo com pesquisa e produção de música eletrônica em Porto Alegre. Faz parte da label de ghettotech ZONAExp e do selo Neurokat Records. Atua no projeto CHAMA que estuda a linguagem das diásporas africanas e afro-ameríndias ao redor do mundo, através da música. Suas pesquisas e trabalhos evidenciam e dão destaque a personagens de periferia, LGBTQIA+ e mulheres.

 

 

MEDIAÇÃO
Daniele Barbosa: Pesquisadora, educadora e curadora. Graduanda do Bacharelado em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisa indumentária na arte contemporânea pelo grupo de pesquisa História da Arte e Cultura de Moda da mesma universidade, participa do Arestas: grupo de estudos sobre arte e mediação, e integra o Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Curadora da exposição coletiva “Somos Todas Um Só Nó”, em homenagem a Maria Lídia Magliani, na Casa de Cultura Mario Quintana/RS. Participa da exposição online CANTO DOS OLHOS, parte do projeto “Reminiscência poética através do olhar sensível aos cantos da casa”, realizada pela NYN Cultural.

PROGRAMAÇÃO/SERVIÇO
19h – Abertura CEIA
19h30 – Início do CEIA Talks
20h30 – Encerramento

Ingresso
O convite é gratuito e válido por pessoa e para o evento;
Serão liberados 30 ingressos;
Em relação às vagas, será de acordo com a chegada.

SERVIÇO
“CEIA Talks – Afrofuturismo: Tendências, Inovação, Arte e Afroempreendedorismo”
Dia 30 de junho – 19h30
Convites: www.sympla.com.br/ceia
Horário: 19h30 às 20h30
Horário de funcionamento do CEIA
Segunda a sexta, das 09h às 18h
Local: Farol Santander Porto Alegre
Endereço: Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Site CEIA: www.ceia.co
Site ARTE.LAB: www.arte-lab.co

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here