Agência Escala cria campanha para contar a história real de Thelminha

Os processos seletivos do Prouni e do Fies, programas do Ministério da Educação (MEC) voltados a quem prestou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), seguem como importantes portas de entrada para o ensino superior. Para a campanha do segundo semestre de 2025, a protagonista é Thelminha — médica, ex-BBB e ex-bolsista do Prouni — que teve sua trajetória de vida transformada pelo programa.
Criada pela agência Escala, a campanha aposta na emoção para contar a história real de Thelma tendo como conceito: “Thelminha em: o programa que mudou minha vida“, onde reforça, de forma sensível e inspiradora, a mudança de rumo vivida por ela graças à educação. Nascida e criada na zona norte de São Paulo, Thelminha é uma mulher preta da periferia que sempre buscou realizar seus sonhos por meio das oportunidades que surgiam. Desde cedo, o desejo de ser médica a acompanhava, e a dedicação aos estudos era constante.
Em 2005, ela se inscreveu na primeira edição do Prouni. Apesar de não ter conquistado a vaga desejada naquele momento, persistiu. A insistência deu resultado: conseguiu uma bolsa integral para cursar Medicina em uma instituição particular. Hoje, Thelminha é anestesista, e sua história é prova viva do impacto que políticas públicas de acesso à educação podem ter na vida de milhares de brasileiros.
Segundo – Hugo Barros, Diretor de Criação da Escala | Brasília,”O Prouni e o Fies são programas que transformam de verdade a realidade dos brasileiros. E Thelminha, hoje uma médica experiente e vencedora de uma edição do Big Brother Brasil, carrega em sua história um exemplo poderoso disso. Ao contrário do que as pessoas pensam, antes do programa de TV a vida dela foi transformada pelos programas de acesso ao ensino superior do Governo Federal. Foi graças ao Prouni que ela mudou de vida, ganhou conhecimento e experiência. Antes do reality show ela já era médica, bem-sucedida, já havia ajudado a família a mudar de vida. Se formar com o Prouni é, sem dúvida, a grande vitória da vida dela.”
A divulgação da campanha Prouni e Fies – segundo semestre incluirá dois filmes principais, um para cada fase de inscrição, veiculados em TV aberta, internet e eventos. As peças publicitárias ficam no ar até o dia 16 de julho, data final para a inscrição no Fies. Tendo Thelminha como protagonista, a campanha busca inspirar e encorajar jovens de todo o Brasil a se inscreverem no Prouni e no Fies, reforçando a crença no poder transformador da educação.
FICHA TÉCNICA
Cliente: Ministério da Educação
Agência: Escala
Diretor Executivo: Rodrigo Moreira
Diretor Executivo de Criação: Roberto Lopes
Direção de Criação | Brasília: Hugo Barros
Direção de Arte: Lucas Araújo
Redação: Hugo Barros
Head de Mídia: Carla Lima
Equipe Criativa: Hugo Barros, Lucas Araújo e Clemilto Vaz
Negócios/Atendimento: Letícia Monteiro
Produção: Rafael Franco e Arthur Duarte
Cliente: Mariá Bonato e Leonardo Barros
Produtora Filme: Biruta Filmes
Produção de Áudio: Direct Audio
Direção Geral: Pio Figueroa
Direção de Fotografia: Didi – Dhyana Mai Mattos
Personagem: Thelma Assis (Thelminha)
Stylist: Silvana Moura de Abreu
Beauty: Givanildo Simião dos Santos
Cabelo: Domênica Corrêa de Mello
Fonte: Miltinho Talaveira – Head de Estratégia Criativa | Generalista
PROUNI – FIES – Divulgação Escala