Aldeias Infantis SOS apresenta campanha em prol de direitos fundamentais de crianças e adolescentes

De acordo com a Constituição brasileira de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que este ano completa 35 anos, toda criança tem o direito a uma infância protegida, com acesso à educação, saúde, liberdade, respeito, dignidade e convivência familiar. No entanto, um número alarmante de crianças e adolescentes ainda tem estes direitos essenciais comprometidos por viverem sem o devido cuidado parental.

Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o país conta hoje com mais de 33 mil crianças e adolescentes em situação de acolhimento, sendo que 4.990 estão disponíveis para adoção. Só no estado do Rio Grande do Sul, são registrados 3.817 meninos e meninas acolhidos, sendo 536 deles incluídos na fila de adoção. Este cenário reflete a realidade de milhares de jovens que crescem longe do convívio familiar, em que pesem os esforços da sociedade organizada e de governos para apoiar o seu desenvolvimento sem o cuidado parental.

Em resposta a esse quadro desolador, a Aldeias Infantis SOS, organização global que lidera o maior movimento de cuidado do mundo, apresenta a campanha Por Toda Infância. A ação tem como principal objetivo sensibilizar e engajar a sociedade para garantir os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, por meio da captação de recursos que serão direcionados para projetos de fortalecimento familiar e vínculos comunitários. Com isso, a organização busca romper o ciclo de separação familiar, abandono, negligência e abuso, para garantir que nenhuma criança cresça sozinha.

A campanha Por Toda Infância será apresentada oficialmente nesta sexta feira, 21 de março, data estabelecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para celebrar o Dia Mundial da Infância. Nesta data, a Aldeias Infantis SOS promove, em São Paulo, uma reunião de trabalho com representantes de diferentes Organizações, especialistas e gestores públicos para um debate interno para marcar o início da mobilização pela arrecadação de recursos e promover a assinatura do Pacto por Toda Infância, um compromisso firmado entre parceiros da Organização a fim de unir a sociedade civil em prol dos direitos infantojuvenis.

Um convite à transformação
“A Campanha Por Toda Infância é um convite para que toda a sociedade participe dessa mudança, por meio de doações que possibilitem o apoio a mais famílias e a garantia de que jovens em situação de vulnerabilidade possam crescer em um ambiente seguro e amoroso, para se tornarem sua melhor versão. Cada contribuição é uma semente de transformação, que ajuda crianças e famílias a construírem seu próprio futuro e a desenvolverem suas comunidades”, afirma Michéle Mansor, Gerente Nacional de Desenvolvimento Programático da Aldeias Infantis SOS.

Além de captar recursos, a campanha também almeja fortalecer o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, documento na qual a Aldeias Infantis SOS colabora por meio de sua participação no grupo de trabalho do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

Por meio do alinhamento de suas ações com as diretrizes desse planejamento, a Aldeias Infantis SOS pretende contribuir para a implementação de políticas públicas que promovam a proteção e a promoção dos direitos infantojuvenis. A Organização aposta que, com essa abordagem, será possível fortalecer a rede de apoio familiar e comunitário, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Estamos muito otimistas com essa iniciativa e acreditamos que ela irá engajar e mobilizar a sociedade civil e o Poder Público na luta para garantir que nossos jovens tenham um futuro digno e se desenvolvam como plenos cidadãos de direito. A Aldeias Infantis SOS acredita que uma infância protegida é a base para um futuro melhor. Então, garantir os direitos das crianças, é necessário investir no desenvolvimento da nossa sociedade”, complementa Sérgio Marques, sub-gestor nacional e responsável pelo Advocacy da Organização.

Fortalecimento familiar como estratégia de prevenção
A Aldeias Infantis SOS acredita que nada é mais importante do que cuidar de uma criança e enxerga no fortalecimento familiar uma ferramenta potente para garantir que mais crianças possam crescer em um ambiente seguro e saudável. Para a Organização, a ausência de suporte e auxílio familiar está diretamente relacionada a altas taxas de vulnerabilidade social, violência e exclusão de jovens no país.

Por isso, em complemento ao trabalho de acolhimento de crianças e adolescentes afastados de seus familiares por decisão judicial, a Aldeias Infantis SOS aposta na abordagem de seus programas de Fortalecimento Familiar e Comunitário como estratégia de prevenção da perda do cuidado parental.

Faça sua doação pelo site: https://doe.aldeiasinfantis.org.br/portodainfancia/single_step

Fonte: Aurora Comunicação Criativa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.