O Rio Grande do Sul terá duas representantes do Senac na próxima edição da WorldSkills Competition – maior competição de educação profissional do mundo que, neste ano, acontece em Kazan (Rússia), entre os dias 22 e 27 de agosto.  Bruna Rúpolo, 21 anos, será a competidora do Brasil na ocupação Cabeleireiro e Sofia Lerner, 22 anos, representará o país na ocupação Cozinha. Ambas já venceram as etapas escolares, regionais e uma nacional para, então, poderem participar da disputa internacional que reunirá 1,4 mil estudantes em 56 ocupações, oriundos de 67 países.

São mais de dois anos preparando-se para a WorldSkills, com um treino de aproximadamente 8 horas por dia. Durante a preparação, Bruna realiza cortes de cabelo feminino e masculino, coloração e penteados aplicando o que é tendência na área da Beleza, a fim de se preparar para as provas. Ela enfrentará cabeleireiras de mais de 30 países. A cozinheira Sofia treina técnicas para o preparo de pratos internacionais, com diferentes tipos de ingredientes, já que terá que apresentar diferentes tipos de entrada, prato principal e sobremesa durante as provas em Kazan. São mais de 40 cozinheiros internacionais na disputa.

Estar entre as melhores do mundo já é uma grande conquista para Bruna, que fala o quanto as competições mudaram sua vida. “É muito gratificante saber que eu tenho um treino diferenciado e que, quando eu sair da competição, vou ter a certeza que farei a diferença no mercado de trabalho” comemora. Para a cabeleireira, agora o foco é total na etapa internacional: “quero representar muito bem a minha escola, meu estado e meu país”.

Sofia, que também já cursou Confeitaria no Senac, conta que não imaginava que estaria em uma competição de grande porte, pois quando se inscreveu no curso, tinha expectativa de aprender, pelo ao menos, o básico para se formar e trabalhar. “Me senti muito lisonjeada pela escolha. Agarrei a oportunidade e participei de todas as seleções com muita vontade de ganhar. Percebi que estou no lugar certo, me achei, pois sempre gostei muito de competir e, além do aprendizado, as provas são um estímulo a mais”. Sofia acredita que a competição vai ser o grande diferencial para sua carreira como chef de Cozinha: “sei que depois desse processo estarei muito qualificada para o mercado de trabalho e vou conseguir aproveitar todas as oportunidades que virão” – completa.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.