Apil/RS produzirá a maior pizza do Brasil durante a Expointer
De acordo com o chef, sócio da pizzaria Le Petit, em Canela (RS), o preparo da massa é feito no dia anterior, e para assá-a leva em torno de 5 horas. “Temos um modelo de chapa que vai assando por baixo, com um sistema de mini lenhas que queimam sem fazer fumaça. Para a parte de cima, utilizamos maçaricos”, explica. A grande atração, no entanto, fica por conta da técnica de rapel, usada para se chegar ao centro da pizza e montar o recheio, que terá uma variedade de queijos dos laticinios associados da Apil/RS. A montagem se iniciará às 7h, sob o controle da fiscalização do Guiness, e a pizza será servida ao público às 12h.
A programação da Apil/RS também contará com debates e encontros gastronômicos. Na quarta-feira, 28 de agosto, tem lugar o Painel da Cadeia Láctea, que debaterá as Oportunidades e Entraves do Mercado Internacional, com enfoque principalmente nas exportações para a China e União Europeia.
Para o presidente da Apil/RS, Wlademir Dall’Bosco, a participação da entidade neste tipo de discussão é fundamental para encontrar alternativas para o processo produtivo do setor, aproveitando a visibilidade internacional de um evento como a Expointer. “É uma semana em que se realizam seminários, se fala de qualidade, dificuldades, políticas públicas, então precisamos estar presentes para mostrar o trabalho feito no Estado. É um momento de expectativas”, ressalta, enfatizando ainda a importância dos contatos com produtores e industriais na Casa.
Até sexta-feira, 30 de agosto, o local receberá associados, autoridades, painelistas, especialistas e oferecerá degustação dos queijos premiados durante o ano.