Home Jornal da Capital É Notícia Arquivistas promovem VII Seminário Regional de Arquivos em formato inédito

Arquivistas promovem VII Seminário Regional de Arquivos em formato inédito

566
0

Resgatando seu tradicional evento arquivístico que teve primeira edição em 2001, a Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul (AARS) promove dia 16 e 17 de outubro de 2020 a sétima edição do Seminário Regional de Arquivos, com formato inédito. Sua última edição ocorreu há mais de uma década e neste ano conta com o apoio institucional do Departamento de Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Maria.

Com o tema “Fontes e Pesquisa em Ambiente Digital” e transmitido pela plataforma Even3, o seminário inova ao acolher apresentações de trabalhos em dois segmentos distintos, “Acesso a Informação Digital em Arquivos Permanentes” e “Preservação de Patrimônio Documental Arquivístico”. O encontro tem como objetivo principal reunir arquivistas e pesquisadores de fontes primárias para debater o acesso a documentos e informações em ambientes virtuais.

A programação contará com palestra de abertura “Ciência, Saúde e Arquivos: desafios em qualquer tempo”, proferida pelo Dr. Paulo Roberto Elian dos Santos, Diretor da Fiocruz e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde na mesma instituição.

Outro ponto alto do seminário é o debate Preservação de Dados Médicos e Sociais sobre o Covid 19 no Rio Grande do Sul, que contará com “Lauduz.org – A primeira plataforma de telemedicina sem fins lucrativos do Brasil” com Dr. Fábio Lopes Pedro, Médico e professor de Infectologia da UFSM e Wilson Zatt, Acadêmico do 7º semestre de Medicina da UFN. O projeto do Arquivo Público do RS intitulado “Documentando a experiência da COVID-19 no Rio Grande do Sul” será apresentado por Dr. Rodrigo de Azevedo Weimer, e Ms. Clarissa Sommer Alves, Historiadores do APERS.

Além disso, conta com duas oficinas. Uma sobre “Arquivos Pessoais”, lecionada pela Esp. Vanessa Campos arquivista e historiógrafa da Cúria Metropolitana de Porto Alegre e a outra sobre “Indexação em Arquivologia e Tesauros” com Ms. Carla dos Santos, bibliotecária e professora substituta do Cursos de Arquivologia na FURG.

Serviço
VII Seminário Regional de Arquivos
16 e 17 de outubro de 2020
www.even3.com.br/aars7sra/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.