Artista Ena Lautert tem retrospectiva no MARGS
A artista Ena Lautert inaugura no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) uma ampla exposição retrospectiva da sua trajetória artística. Abrangendo cerca de 100 obras, entre desenhos, pinturas, esculturas, gravuras e instalações, a mostra com curadoria de André Venzon tem lugar em 3 espaços expositivos do museu: as galerias João Fahrion, Ângelo Guido e Pedro Weingärtner.
Ena Lautert – Foto: Letícia Remião
A exposição ENA LAUTERT 95 ANOS – RETROSPECTIVA também envolve a produção de um catálogo, que será lançado no dia 16 de março, sábado, às 10h, no MARGS, data em que a artista comemora também seu aniversário. O projeto da exposição e do livro, que já mobiliza familiares, amigos e apreciadores da artista, tem financiamento coletivo pelo site Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/retrospectiva-ena-lautert-95-anos
A exposição conta com textos de Armindo Trevisan, Cézar Prestes, Paula Ramos, Rodolfo Sastre, Paulo Amaral e André Venzon, além de depoimentos de Décio Presser, Letícia Wierzchowski, Martha Medeiros, Paulo Gomes, Renato Rosa e Tetê Pacheco.
Em 2007, realizou sua primeira exposição individual no MARGS, sob o título “Reconstruções”, trabalho reconhecido em 2010 pelo FUMPROARTE, que financiou a publicação do “Livro de Pedra”, reunindo sua obra recente em colaboração com outros artistas.
No seu trabalho atual, Ena Lautert segue utilizando o papel machê como meio ecológico para empreender a tarefa de “fazer” pedras*, cada uma diferente da outra, com formas, volumes e uma diversidade de texturas e cores que nos permitem refletir sobre questões relacionadas à preservação do meio ambiente, que ora impulsionam sua arte e vida.
Serviço
Evento: exposição ENA LAUTERT 95 ANOS – RETROSPECTIVA Quando: abertura 19 de fevereiro de 2019, das 18h30min às 21h
Local: Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS, 2º andar, galerias João Fahrion, Pedro Weingärtner e Ângelo Guido (Praça da Alfândega, s/nº, Centro Histórico)
Visitação: até 26 de maio de 2019, de terças a domingos, das 10h às 19h.
Crédito das fotografias: Letícia Remião e Cassio Maffazzioli