Artistas de Guaíba lançam E-book sobre Teatro do Oprimido e Palhaçaria
Quais as convergências possíveis entre o Teatro do Oprimido – reconhecido método de Augusto Boal e a Palhaçaria, arte ancestral presente em diferentes culturas?
Na busca desses pontos de fricção entre as duas modalidades, cinco artistas de Guaíba/RS, criaram o projeto Teatro do Oprimido e Palhaçaria: Conversas e Convergências.
Ao longo do ano, Jaqueline Iepsen –Palhaça Assuntina-, Andréia Alencar e Araxane Jardim – Grupo Comparsaria das Façanhas – Ponto de Cultura Espaço Livre Biguá-, Aline Helena Elingen e Isaque Santos – Grupo de Pesquisa Teatral Realejo EnCena realizaram uma série de entrevistas com profissionais atuantes em diferentes projetos dessas áreas em Porto Alegre, São Paulo, nos estados do Paraná e Santa Catarina, na França e Alemanha, fomentando troca de conhecimento e aperfeiçoamento técnico aos profissionais/pesquisadores envolvidos.
O registro destas conversas aliado à pesquisa corporal e teórica do método do Teatro do Oprimido e suas convergências com a Linguagem da Palhaçaria é o tema do E-book disponível, gratuitamente, através do e.mail to.palhacaria@gmail.com
Para receber o exemplar, gratuitamente, basta enviar um e.mail com o assunto EU QUERO!
Na intenção de compartilhar esse processo (que também envolveu oficinas práticas, virtuais\gratuitas) e incentivar futuras pesquisas, o grupo também está finalizando um vídeo-documentário a ser lançado no próximo 19 de setembro.
O projeto foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, nº 14.017/2020, através do edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, da Fundação Marcopolo em parceria com a SEDAC/RS.
SERVIÇO
O Que? Lançamento e distribuição do E-book ‘Teatro do ‘Oprimido e Palhaçaria: Conversas e Convergências‘
Quando? De Setembro à Dezembro de 2021
Como? Via e.mail to.palhacaria@gmail.com
Contato: 51 98458 7354