Asiana recebe certificado Thai Selec, concedido pelo governo da Tailândia

Até o governo da Tailândia reconheceu a excelência do Asiana. O restaurante especializado na gastronomia asiática recebeu de presente de cinco anos – completados agora em julho – a certificação oficial da Ministério do Comércio da Tailândia, destinada tanto a produtos prontos tailandeses quanto a restaurantes locais e internacionais, indicando experiência autêntica da culinária tailandesa. A entrega ocorrerá no dia 28 de agosto em São Paulo.
A iniciativa integra a estratégia maior de culinária diplomática, a “gastrodiplomacy”, que, desde 2002 com o Global Thai Program, tem o objetivo de padronizar a qualidade no mais alto nível e preservar a autenticidade na medida em que a gastronomia do país situado no sudeste asiático, se popularizava globalmente. “Estamos muito felizes e orgulhosos por esta conquista, pois há extremo rigor na concessão da distinção. Somente restaurantes de 22 países do mundo podem ostentá-la“, comemora o sócio e chef do Asiana, Victor Jongh, com mais de duas décadas de experiência, estudo e pesquisa na cultura e cozinha de nações da Ásia. O cardápio apresenta mais de 40 pratos também do Japão, China, Laos, Mongólia, Filipinas, Indonésia, Camboja e Coréia do Sul.
Em 2025, o programa recebeu um novo logo com flor de orquídea, profundamente simbólica e culturalmente valorizada pelo significado junto à tradição budista, identidade nacional e hospitalidade do povo tailandês. “Não poderia ter sido mais oportuno para nós. A orquídea, por sua raridade e exuberância representa a beleza refinada, a delicadeza e o charme natural. É também associada à prosperidade e boa sorte”, explica o sócio Jocelito Laste, lembrando que o reconhecimento inclui toda equipe. Metade dos funcionários atua no restaurante localizado na Rua Dinarte Ribeiro desde o início da operação.
O Thai Select – Lançado oficialmente em 2018, a distinção considera a autenticidade do sabor, apresentação, ambiente, higiene e experiência do chef. A certificação tem validade de três anos, e os restaurantes devem ter, pelo menos, seis meses de operação, 70 % de pratos autênticos tailandeses e chef tailandês ou certificado profissional.
Fonte: CORE Comunicação
Prato: Gaeng Kiew Wan Goong, um clássico da cozinha tailandesa: Curry verde e leite de coco com camarão, frutos do mar ou frango – Crédito: Felipe Gaieski