Associação dos Escultores entrega Prêmio AEERGS 2025 a 11 categorias

Na tarde do sábado (16/08), a Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul entregou o Prêmio AEERGS 2025 a profissionais, entidades e projetos que promoveram a cultura e tiveram repercussão na sociedade. A entrega dos troféus foi coordenada pelo presidente da associação, Vinicius Vieira, na Casa da Estrela, sede na AEERGS, em Porto Alegre.

O escultor Ricardo Aguiar foi o agraciado na categoria (Artista/ Trajetória). Com ateliê na Rua 3 de Maio, 115, no bairro Floresta, na Capital, Aguiar dedica-se há 30 anos à escultura em pedra. 

Conforme a AEERGS, ele é reconhecido como um dos principais artistas gaúchos no domínio das rochas, com sua produção exibida em individuais e coletivas, como o Encontro Brasil-Portugal em 2017 e do Simpósio Internacional de Escultores de Bento Gonçalves em 2023. “Sua obra tem chamado a atenção de colecionadores, galerias de arte e espaços institucionais. Destaca-se em sua obra a capacidade de integração e valorização de espaços arquitetônicos em afinado diálogo com o ambiente natural, principalmente nas instalações a céu aberto, de visibilidade pública“, ressalta a entidade.

Presidente da AEERGS, Vinicius Vieira, e o escultor Ricardo Aguiar,
premiado na categoria Artista-Trajetória – Foto: Carlos Souza

O Instituto Zoravia Bettiol foi premiado na categoria Destaque Institucional. A presidente do Instituto, a artista visual Zoravia Bettiol, de 89 anos, destacou o papel da AEERGS em congregar escultores jovens e consagrados em uma união benéfica que enriquece a cidade. Zoravia recebeu o troféu das mãos do escritor Marcelo Cortes, da Editora Coragem e comunicador da Rádio Voz do Morro.

Também foram contemplados: projeto Mesa de Arte na Praça (Evento Cultural), de Novo Hamburgo e Vale do Sinos; Paulo Favalli (Exposição Individual); Leandro Machado (Ações de Difusão); Regina Galbinski Teitelbaum, da Gravura Galeria de Arte (Espaço Expositivo); Werner Max Götze (Pesquisa); Caminhadas Literárias no Bairro Petrópolis  (Patrimônio Cultural); Ateliê1 (Ensino), de Esteio; Kelvin Koubik (Arte Pública); Alumiar (Coletivo Independente), do município de Cristal.

A grande movimentação na Casa da Estrela contou com as presenças de Britto Velho, Ubiratan Fernandes, Glória Corbetta, José Kanan, Magna Sperb, Hidalgo Adams, Bea Balen Susin, Adriana Giora, Lúcio Spier, Heitor Bergamini, entre outros artistas e pessoas ligadas às artes.

Fonte: Assessora – Comunicação Estratégica
*assessoria de imprensa para Instituto Zoravia Bettiol e escultor Ricardo Aguiar
Zoravia Bettiol, sentada, ao centro, teve o seu instituto agraciado e confraternizou com os demais premiados Foto: Carlos Souza

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.