Banca centenária do Mercado Público inaugura nova loja na capital gaúcha
Com um legado de mais de 100 anos de história no Mercado Público de Porto Alegre, a tradicional Banca do Holandês escreve mais um capítulo com a abertura de uma nova unidade na capital gaúcha, desta vez, no bairro Higienópolis. Após o sucesso da loja no Bela Vista, inaugurada em 2021, a decisão de abrir um segundo ponto de venda de bairro reflete a estratégia da empresa em estar mais próxima dos clientes, facilitando o acesso aos seus produtos gourmet e de alta qualidade. A abertura oficial está marcada para o dia 29 de abril, no Plínio Mall (Av. Plínio Brasil Milano, 1689), mas o espaço já está operando em soft opening, de segunda à sábado, das 9h às 20h.
A operação na Plínio vai trazer uma novidade em breve: um espaço dedicado ao consumo no local, trazendo a atmosfera mercadista para a região. Preparadas com produtos exclusivos da Banca do Holandês, as opções do cardápio foram criadas pelo renomado chef Felipe Di Sicca. “É uma loja que traz a cultura do Mercado para o bairro de uma forma mais confortável”, enfatiza o CEO, Sérgio Lourenço.
O mix de produtos oferecidos é o mesmo das demais operações do Holandês, mantendo os preços praticados, mas com uma ampliação na quantidade de itens nas prateleiras, aproveitando a dimensão do novo espaço de 220m². Os clientes poderão escolher entre aproximadamente 300 rótulos de queijos, 150 de fiambres, 200 marcas de azeite de oliva e mais de 1.000 rótulos de vinhos nacionais e importados na adega, entre outras iguarias.
Fundada em 1919, por Dirk Van Den Brul, a Banca do Holandês é reconhecida como a primeira loja de especiarias de Porto Alegre. Atualmente, é liderada por Sérgio Lourenço e Adriana Alcântara e seus filhos, Renata Alcântara e Lourenço Rosa, a terceira geração da família que está à frente da marca desde os anos 1970. Assim como outras empresas familiares, os herdeiros cresceram praticamente dentro do negócio. “Brincamos que a entrada na empresa foi praticamente na mesma data da certidão de nascimento, porque de fato vivemos o Holandês, a energia, a cultura, desde sempre”, conta Lourenço Rosa, atual Diretor de Operações da marca.
Assinado pelo escritório Dino Damiani Arquitetura, o projeto do ambiente da nova unidade foi inspirado nos grandes mercados da Europa, como Suíça, Áustria, Itália e Espanha. Com essa essência mercadeira enraizada, as viagens da família são estrategicamente escolhidas. “Sempre optamos por destinos que tenham mercados públicos. Essa paixão por conhecer a cultura e gastronomia local nos faz querer trazer um pouco de cada um para o Holandês”, aponta Renata, responsável pelo Comercial. Ela destaca que existe um plano para realizar atualizações nas outras lojas seguindo o mesmo conceito.
Para formar a equipe da nova operação, foram abertas aproximadamente 30 vagas de emprego. A Banca do Holandês tem como prática a geração de empregos em linha com o crescimento do negócio. “Nosso maior impacto social é o número de pessoas trabalhando por metro quadrado, em comparação aos grandes players do setor. Geramos cerca de 30 empregos a cada 100m², um dado que nos orgulha muito”, relata Sérgio.
www.bancadoholandes.com.br
Instagram e Facebook @bancadoholandes
Fonte: FT Com