Bibliotecas do Sesc/RS recebem kits de acessibilidade para ampliar inclusão na leitura

Ao longo do mês de abril, todas as bibliotecas fixas, espaços de leitura e bibliotecas móveis do Sesc no Rio Grande do Sul estão recebendo kits de acessibilidade, reforçando o compromisso da entidade com a inclusão e o acesso democrático à cultura. A iniciativa contempla 24 espaços em diferentes cidades do estado e tem como objetivo tornar a experiência de leitura mais acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva.
Cada kit é composto por uma série de itens que ampliam as possibilidades de interação com o universo literário: lupa para leitura de baixa visão, teclado braille com fonte aumentada, gravador/leitor de CD/DVD, além de jogos pedagógicos em braile e Libras, como um quebra-cabeças do alfabeto em Libras com personagens da Turma da Mônica, jogos de tabuleiro e um bingo em Libras. O investimento na ação teve apoio do Departamento Nacional do Sesc e da Gerência de Cultura do Sesc/RS, que contribuíram com parte dos recursos para aquisição dos materiais.
Os kits estarão disponíveis em 13 bibliotecas fixas – as unidades Alberto Bins (Porto Alegre), Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Erechim, Uruguaiana, Ijuí, Venâncio Aires, Passo Fundo, Montenegro, Santana do Livramento, Frederico Westphalen e Vacaria – em três espaços de leitura – localizados em Bento Gonçalves, São Borja e Chuí – nas unidades móveis do BiblioSesc, caminhão itinerante que circula por cidades como Canoas e Gravataí, e também em bibliotecas escolares parceiras nos municípios de Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Novo Hamburgo.
Com um acervo físico de mais de 85 mil livros e um acervo digital com mais de 100 mil títulos disponíveis gratuitamente pela plataforma BiblioTela, as bibliotecas do Sesc/RS se consolidam como espaços vivos de convivência, acolhimento e promoção da leitura para todas as idades. “Mais do que livros, os espaços literários do Sesc são repletos de experiências. São histórias além das estantes, agora ainda mais acessíveis. Além disso, algumas unidades estão reforçando seus acervos com obras em braile, como é o caso de Canoas”, comenta Luciana Stello, Gerente de Cultura do Sesc/RS. Outras duas bibliotecas estão em processo de reinauguração ainda no primeiro semestre: as das unidades Lajeado e Anchieta (Porto Alegre).
Fonte: Moglia Comunicação Empresarial
Crédito – Vanessa Falcão