Home Jornal da Capital Cultura Boca Migotto lança livro sobre cinema gaúcho durante o 50º Festival de...

Boca Migotto lança livro sobre cinema gaúcho durante o 50º Festival de Gramado

387
0

O cineasta Boca Migotto apresenta o livro Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre ou  Como o cinema imagina a capital dos gaúchos (Ed. Pragmatha, 2022, 521 págs., R$ 78,00), resultado da sua pesquisa de doutorado, defendida em 2021. O primeiro lançamento presencial será durante o 50º Festival de Cinema de Gramado, no dia 13 de agosto, às 16h, na Serra Gaúcha, junto com a obra 50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho (ACCIRS) e seguido pela apresentação do Portal do Cinema Gaúcho.

Na próxima quinta-feira, 4 de agosto de 2022, ocorre uma live de lançamento da pré-venda, pela página de Facebook da editora. A partir das 20h, o autor conversa sobre o processo de pesquisa e escrita com Marcelo Müller (professor, crítico de cinema e editor do site Papo de Cinema).

A publicação poderá ser adquirida online em pré-venda pelas redes sociais do autor (Facebook e Instagram), com 20% de desconto.

A obra, em forma de grande ensaio, é uma adaptação simplificada da tese intitulada “A Clube Silêncio e um tal cinema gaúcho de Porto Alegre”, realizada junto ao Programa de Pós-Graduação de Comunicação da UFRGS. Escrito na Capital Gaúcha, Paris e Bento Gonçalves, entre 2019 e 2022, o livro tem sua versão literária elaborada sem a rigidez acadêmica, focada no cinema urbano feito em Porto Alegre. 

Assim, segundo a professora Miriam Rossini, orientadora de Boca no doutorado, acaba por abordar a história da Capital e do cinema, estética, processos de produção audiovisual, memória e narrativa oral: “O autor nos leva a perceber não apenas o cinema com novos olhos, mas também a história da cidade num amplo aspecto de história da cultura”.

A pesquisadora afirma ainda, na orelha da publicação: “Um mergulho profundo em muitos aspectos do cinema produzido em Porto Alegre, ao longo de quatro décadas. Não é um panorama, e não é uma análise fílmica. É um livro que, como todas as boas histórias, trama de tudo um pouco para que, ao final, a gente se surpreenda olhando com novos olhos muitos dos fatos, dos aspectos que já conhecíamos, mas percebendo, por suas entrelinhas, ligações inusitadas”. 

O segundo texto de apresentação da obra tem assinatura do premiado diretor de fotografia gaúcho Bruno Polidoro, parceiro do pesquisador em diversos projetos, que destaca: “Essa carta que o Boca nos escreve é íntima e densa, e é também um mapa: que pode ser lido de diversos lados, pois todos os caminhos estão interligados, depende de nós escolher por onde começar – e recomeçar, pois essa história está sempre fluindo com o nosso contemporâneo. Os personagens são revisitados por diversos ângulos, em um caleidoscópio de informações que sempre são acompanhadas de tensionamentos de autores que o Boca trabalhou em sua tese e com suas inquietas – e também polêmicas – percepções”.

Para o autor nascido em Carlos Barbosa e que construiu carreira na Capital e Região Metropolitana, além de se debruçar sobre o Rio Grande do Sul, o estudo também é sobre o Brasil e sobre a América Latina: “Muita coisa? Pode ser, mas, neste livro, coube até um pouco da França e da própria História do Cinema Mundial. Afinal, o cinema não tem pátria, não tem fronteiras”.

Recentemente, o realizador esteve envolvido com as filmagens de A Próxima Estação de Tabajara Ruas, documentário comemorativo aos 80 anos do escritor e cineasta, o qual foi convidado a dirigir e que tem estreia marcada para dia 9 de agosto de 2022, na Cinemateca Paulo Amorim. No ano que vem, Boca Migotto ainda deve lançar o documentário longa-metragem homônimo ao livro, realizado paralelamente à tese e à publicação.

UM CERTO CINEMA GAÚCHO DE PORTO ALEGRE ou Como o cinema imagina a capital dos gaúchos
Ensaio do diretor Boca Migotto resultado da pesquisa de doutorado em Comunicação na UFRGS (2021)
Editora: Pragmatha (SP) – 1ª edição
Páginas: 521
Pré-venda com 20% de desconto: R$ 65,00 (+ 13,00 pela taxa de envio) 
Chave-PIX: boca.migotto@gmail.com (enviar para este e-mail o comprovante com nome e endereço completos, com CEP)
Mais informações: Facebook e Instagram

LIVE DE LANÇAMENTO
Bate-papo do autor com o crítico Marcelo Müller, do Papo de Cinema
Data e horário: 4 de agosto de 2022, quinta-feira, às 20h
Canal: Facebook da Editora Pragmatha

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
Data e horário: 13 de agosto de 2022, sábado, às 16h
Local: Espaço Elizabeth Rosenfeld – junto à Câmara de Vereadores de Gramado (Rua São Pedro, 369 – Fundos)
Entrada franca

Fonte: Isidoro B. Guggiana

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here