Câmara Rio-Grandense do Livro faz campanha para ajudar livreiros atingidos pela enchente
A tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul também afetou o setor livreiro. Em Porto Alegre, pelo menos 14 empresas foram atingidas, entre livrarias, editoras e distribuidoras. A Feira do Livro da Restinga, que aconteceria nos dias 17 e 18 de maio, também precisou ser cancelada por tempo indeterminado. “O nosso objetivo agora é ajudar quem precisa, tentar recuperar o que for possível neste momento”, destaca Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio Grande do Livro.
Entre os locais impactados pela recente inundação na região central da Capital, a distribuidora Ama Livros, situada no Bairro Floresta, enfrentou sérias consequências, com a água alcançando metade de suas instalações. Da mesma forma, a Fergs Livraria e Editora, associada à Federação Espírita, foi duramente afetada pela enchente, com a área ao redor completamente inacessível e a água passando da metade da altura do prédio. Na Editora Bodigaya, o estoque de livros ficou totalmente submerso, assim como o carro da empresa. Além disso, a Praça da Alfândega, tradicional cenário da Feira do Livro de Porto Alegre, ficou submersa sob as águas.
A Câmara Rio-Grandense do Livro lançou a campanha “Vamos transformar o ponto final em ponto de partida” com o objetivo de auxiliar na recuperação do setor livreiro. “Nossa entidade tem um compromisso social e estamos determinados a reconstruir o cenário literário do nosso estado”, enfatizou Ledur. Proprietários e funcionários de livrarias afetadas, bem como qualquer pessoa que tenha conhecimento sobre o ocorrido com alguma empresa do setor, podem entrar em contato pelo e-mail rp@camaradolivro.com.br para que o estabelecimento seja incluído na campanha.
A doações podem ser feitas pelos seguintes canais
PIX – adm@camaradolivro.com.br
Banrisul
Agência 0041
Conta 06.225990.0-9
Câmara Rio-Grandense do Livro
Fonte: Critério Resultado