“Caminhos para envelhecer” reúne atividades para vovós na Restinga Velha
Desde junho de 2017, as tardes das terças-feiras têm sido especiais no Centro Social Pe. Pedro Leonardi, na Restinga Velha, Zona Sul de Porto Alegre. Das 14h às 16h30min, cerca de 40 idosas, de comunidades vizinhas, integram o “Caminhos para Envelhecer – Programa da Melhor Idade”. Várias atividades de lazer são oferecidas com o objetivo de inclusão social e bem-estar.
“Temos um carinho muito grande por esse projeto porque dizemos que é uma creche para as nossas vovós que, de alguma forma, sofrem de solidão e estão desamparadas”, afirma Claudionir Ceron, diretor do Centro Social Pe. Pedro Leonardi. Um roteiro de atividades é preparado para que o tempo seja aproveitado da melhor forma possível. Em grupos, as vovós, que têm entre 60 e 90 anos, fazem ginástica, jogam Bingo, dançam, tomam lanche, pintam e, inclusive, fazem passeios.
“É maravilhoso ver que é possível ser feliz e ativo em qualquer fase da vida. E, aqui, estas vovós podem, ainda, conviver com as nossas crianças, numa linda relação de afeto entre vós e netos”, afirma Ceron. O Centro Social atende, diariamente, cerca de 500 meninas e meninos, que freqüentam o local em horário inverso à escola. Depois de uma tarde movimentada, as senhoras são levadas para casa com a vontade de se reencontrarem na semana seguinte.
SERVIÇO
Caminhos para Envelhecer – Programa da Melhor Idade
Todas às terças-feiras
Das 14h às 16h30min
Centro Social Pe. Pedro Leonardi
Crédito/foto: Maria Teresa Tellez