“Esperamos sensibilizar os consumidores para que comprem no município. Estamos passando por um período de incertezas, de prejuízos que ultrapassam o aspecto econômico e atingem em cheio o coração das empresas. Os desafios são diários, tanto para os clientes como para o empresariado local. Então, por que não unir forças para passar por tudo isso de maneira mais forte?”.

É com a premissa exemplificada pelo vice-presidente de Comunicação da CDL Caxias do Sul, Micael Canuto, que a entidade lança nesta sexta-feira (17) a campanha “Caxias Tem Tudo e Precisa de Todos”, ao encontro da flexibilização da abertura do comércio, autorizada em decretos publicados na noite desta quinta-feira (16) pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e pela Prefeitura Municipal.

A mobilização é composta por materiais que serão divulgados em veículos de comunicação tradicional e também nas mídias digitais. O objetivo é reforçar para a população a importância de movimentar o comércio local. “Afinal, se Caxias do Sul se recupera, todos crescem juntos”, acredita Canuto.

Atualmente, há 19 mil lojas registradas na cidade. O setor é responsável pela geração de, aproximadamente, 28 mil empregos formais e representa 28% do PIB do munícipio, com faturamento anual de R$ 2,1 bilhões.

“Justamente por isso, em meio a recessão econômica causada pelo coronavírus, é fundamental que a cadeia continue girando, mesmo que de forma reduzida, para que todos consigam manter suas fontes de renda e a economia não entre em colapso”, resume o vice-presidente de Comunicação.

Com a paralisação nesses 27 dias, R$ 97,2 milhões deixaram de ser arrecadados pelo comércio, segundo estimativas da CDL.

“Comprando em Caxias, o consumidor fica satisfeito em receber o produto de maneira mais rápida, fácil, segura e ainda auxilia a empresa local a movimentar seu estoque, o que faz a economia rodar internamente”, pontua Canuto.

Além da comunicação visual, “Caxias Tem Tudo e Precisa de Todos” tem continuidade através de outros desdobramentos. Os mais de 4,3 mil associados serão abastecidos com dicas e estratégias para atrair os clientes para as lojas e para os serviços. Também serão estimulados para o desenvolvimento de campanhas criativas e promoções, e orientados para a comercialização através das redes sociais, incluindo o WhatsApp, e até mesmo por plataformas de e-commerce já consolidadas.

Além disso, os empresários seguem sendo atualizados sobre os cuidados e protocolos de saúde divulgados pelos órgãos competentes. Já no blog da CDL Caxias os leitores podem buscar informações sobre os benefícios oferecidos pelo Governo Federal ao comércio, serviços e indústria de médio, grande e pequeno porte.

“Reinventar é a ordem do momento. Reinventar seus processos, suas estratégias de negócio, suas formas de vender e de comprar. As empresas de Caxias estão mudando. Precisamos agora que os consumidores olhem mais para o nosso município e mudem seus hábitos de consumo também”, argumenta Canuto.

“Estamos muito preocupados com tudo que está acontecendo e cientes também que a retomada da economia será extremamente lenta. Deverá haver pouco movimento nos estabelecimentos e a normalização no atendimento de comércio e serviços pode levar, pelo menos, 30 dias. Por isso a importância de estarmos unidos por Caxias. A valorização dos negócios locais neste momento deve ser prioridade para os consumidores”, acredita Corso.

O dirigente reforça, ainda, que a volta do atendimento do comércio deve ocorrer de forma consciente: “O retorno às atividades será com todos os cuidados exigidos pelos órgãos de saúde. Estamos orientando nossos associados a seguirem com extrema atenção todos os protocolos. Precisamos salvar vidas e também termos um olhar atento para a recuperação das empresas, com todos os cuidados possíveis que estão sendo tomados”.

A CDL segue orientando os associados para que eles busquem contato com os proprietários de seus imóveis para negociação de vencimentos.

 

 

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