Carla Vendramin é a homenageada do 31º Porto Alegre em Cena

Carla Vendramin, um dos grandes nomes da dança gaúcha, será a homenageada do 31º Festival Internacional de Artes Cênicas Porto Alegre Em Cena. A artista, docente, produtora e articuladora, que faleceu em janeiro deste ano, terá um espaço dedicado a ela com diversas atividades. Na Ocupação Carla Vendramin haverá apresentações e intervenções artísticas, mesas de debate, apresentações de trabalhos científicos, exposição e oficinas.

Carla Vendramin, que faria 52 anos em agosto deste ano, é(ra) uma Enlaçadora de Mundos Ressonante Branca que hoje ocupa esse espaço no 31º Porto Alegre em Cena, dançando com fios e tranças de algodão macio, a bordar o mundo com a arte de entrelaçar pessoas, entretecer campos de conhecimento e hidratar suas potências. Artista da cena, docente, produtora, articuladora, Carlinha foi uma artista translúcida em seu fazer, sem medir esforços para realizar o que a cidade talvez ainda não estivesse pronta para receber“, conta Cibele Sastre, uma das coordenadoras e professora do Curso de Dança ESEFID/UFRGS. Essa homenagem também é o emblema de criativas sinergias entre o Festival Porto Alegre Em Cena e a UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através de alianças interdepartamentais do Curso de Dança da ESEFD – Escola de Educação Física Fisioterapia e Dança, CISADE – Centro Interdisciplinar Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento, AsSsAN Círculo – Círculo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, PGDR – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, Centro Cultural, Movimento Lixo Zero de Porto Alegre, Parque Zenit, e ainda, com a parceria de Lendárea – Centro de Vitalidade, Sustentabilidade e Criação, Coletivo Maria da Paz, Gravura na Tulipa e Centro Municipal de Dança entrelaçadas por um desejo de vida e de futuro nutridos pelos legados inspiradores de Carla Vendramin. 

Entre as ações da Ocupação Carla Vendramin está a exposição que leva o nome da artista no Goethe-Institut Porto Alegre, de 23 a 30 de novembro. O espaço expositivo propõe um diálogo vivo com fragmentos da obra e do cotidiano de Carla, buscando manter borradas as fronteiras entre disciplinas. As obras fotográficas e videográficas buscam uma ressonância profunda com o coração da experiência de vida de Carla, fazendo eco à sua intensa construção de espaços de ação não dicotômicos entre natureza e cultura, performático e performativo, vida e arte, apontando caminhos e inventivos contrapontos à crise socioambiental contemporânea. A curadoria é de Cibele Sastre, Angela Spiazzi e Fernando Zugno.

Bambuzal, uma performance colaborativa proposta por Laura Backes, aberta a quem quiser se mover junto, será uma homenagem à Carla no dia 24, a partir das 9h, no Parque Farroupilha.

Água viva rende homenagem à Carla Vendramin é uma performance de Consuelo Vallandro, Carol Martins e Elaine Regina que propõe uma intervenção urbana, onde as artistas irão coletar lixo e criar imagens a partir de interações com o público e com o material coletado, formando figuras e danças improváveis e trazendo conceitos da permacultura. A intervenção urbana ocorrerá na Praça Júlio de Castilho no dia 29 de novembro às 18h.

Os espetáculos Devir Animal – O animal em mim está vivo, lúcido e rosnando com Rafael Bricoli e direção de Thais Andrade e BITCH com Maria Falkembach e direção de Alexandra Dias fazem parte dos espetáculos selecionados pela curadoria do Porto Alegre Em Cena para compor a programação da Ocupação Carla Vendramin no Teatro do Goethe-Institut. Serão apresentados, respectivamente, nos dias 25 e 29 de novembro às 19h.

A Compostagem Artística é uma Coleção de fragmentos de trabalhos produzidos por Carla Vendramin recriados como tributo performativo à sua vida.  Participam Eva Schul, Renata de Lélis e Viviane Lencina (Ânima Cia. de Dança), Adronilda Santos da Conceição, Cleonice Terezinha Conceição Ferreira, Denise Brose, Franciele Cardoso da Rocha, Inês Oliver Sil, Katie Baldigen Niedermeier, Leila Mylius, Miriam Baldigen Niedermeier, Otília Pinto da Silva, Rosaura Severo, Vera Coronel, Tatiana Lima Pinheiro, Andréia Soster e Caroline Tasso (Múltiplos Corpos), Mel Dornelles, Marco Fillipin, Tatiana da Rosa, Thais Petzhold e Cibele Sastre e estudantes da Licenciatura em Dança (ESEFID/UFRGS). Dia 28 de novembro, das 19h às 20h30min, no Teatro do Goethe-Institut.

A Mostra Sociobiocotidiano Corpo e Cena tem como objetivo dar visibilidade e promover a reflexão sobre práticas performativas, ações socioambientalistas multidisciplinares e trabalhos científicos dialogantes com as temáticas da emergência climática, sustentabilidade, inovação e sociobiocotidiano. Acontecerá entre os dias 25 e 27 de novembro no Centro Cultural da UFRGS, em horários diversos.

OFICINAS
O 31º Porto Alegre em Cena traz diversas oficinas gratuitas que podem ser conferidas no site do festival e, entre estas, as oficinas da Ocupação Carla Vendramin com propostas que fazem eco poético e afetivo ao caminho trilhado pela artista. São espaços de contato sensível e criativo com a sua história e com conteúdos representativos das linguagens artísticas e ressonâncias reflexivas vividas e engendradas nos seus passos. De 25, 26 e 27 de novembro, entre 9h e 16h, no Centro Cultural da UFRGS, Sala Pitangueira. A programação completa e inscrições até o dia 22 de novembro no site do Festival.

FEIRA SOCIOBIOCOTIDIANO
A feira acontecerá no Centro Cultural da UFRGS no dia 26 de novembro, entre 9h e 17h, com participação de cerca de 10 expositores que irão apresentar o seu trabalho e levar a SocioBioDiversidade para o cotidiano das pessoas nos mais diversos setores como gastronomia, autocuidado e saúde, vestuário e utensílios. Nesse contexto, a Cultura do SocioBioCotidiano se constitui como um movimento em prol da sustentabilidade, conservação da biodiversidade, combate à pobreza e à insegurança alimentar e nutricional, além da prevenção e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

A programação completa da 31ª edição do Porto Alegre em Cena pode ser conferida no site do festival (www.portoalegreemcena.com).  Já as vendas de ingressos no site da SYMPLA e na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, de terça a domingo, das 12h às 20h, no andar térreo. Os ingressos custam entre R$ 20 e R$ 40 e a programação contemplará também diversos espetáculos gratuitos, além de ações formativas como oficinas e debates.

Fonte: C² Comunica
Foto de Jorge Eduardo Diehl

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.